A estudante Caroene de Lima Araújo (à direita), da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, do município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco, é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Aluna da professora Lorenna Rodrigues de Novaes Sampaio(à esquerda), a estudante foi premiada na categoria opinião com a redação: “Velho Chico, progresso da região e esperança do povo”.
Caroene foi a única finalista pernambucana nesta categoria. A última etapa da Olimpíada está prevista para o dia 29, em Brasília.
O concurso é uma realização do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação (Cenpec).




Que maravilha! É este tipo de notícia que queremos exposta na mídia.
A atitude desta jovem estudante e a perseverança desta professora demonstram que o equipamento público tem viabilidade para oferecer uma educação de qualidade, com o intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos. É prova de que, quando queremos, podemos construir uma sociedade melhor.
Parabéns Caroene e Lorena! Que Deus ilumine os seus caminhos!
Aqui também em Petrolina tem uma finalistaa sim!
Da ESCOLA DE APLICAÇÃO VANDE DE SOUZA FERREIRA
Qual será o objeto da redação dessa jovem? Será que ela colocou-se contra a transposição? Duvido que o Lulismo premiasse uma redação desse tipo. Será que ela foi pró a transposição?
Independentemente do posicionamento dela na redação, deve ficar claro que a estudante só conquistou o lugar na final por simples merito e capacidade da mesma, e não por somente ser contra ou a favor de projetos de Governo!
A educação pública pode ser intensamente criticada, mas demonstra a sua importãncia frente a educação do jovem brasileiro. A rede pública está repleto de professores de grande capacidade no repasse do conhecimento, na objetividade, demonstrando que existe uma metodologia válida. A educação antes de tudo preconiza a participação do próprio discente na busca pelo conhecimento. O que acontece no Brasil é; questionar a educação e não questiona-mos a si próprio, analisar o próprio desempenho educacional. A aluna Caroene está de parabéns, juntamente com sua professora Lorena. A todos os alunos, desejo apenas que a procura do conhecimento é longa, por isso não podemos parar no tempo, e sim buscar-mos evoluir através do saber.
A reportagem não cita que além da redação sobre o Velho Chico, a aluna também desenvolveu um novo artigo de opinião (este sobre Tecnologia), já na semifinal em SP onde também foi analisado por uma nova banca, conquistando assim o título de representante única do nosso Estado no gênero.
Caroene é prova de que a escola pública consegue mostrar seu papel de atuante na transformação dos cidadãos, educando para a afirmação de uma sociedade que alia bem o progresso, o bem-estar, a diversidade cultural e de gênero, a consciência ecológica e ambiental.
Então aos críticos, como o Sr. João José (fake), saibam enfim que não importa o conteúdo proposto na redação da aluna, pois da mesma forma que Vossa Senhoria se põe contra a transposição, ela tem o direito livre de opinar a favor ou não. O que devemos é comemorar por nossa conterrânea ser uma das melhores alunas do país. O Sertão de Pernambuco prova mais uma vez, o potencial de talentos que devem ser vistos e investidos mais e mais vezes.
Quero parabenizar a aluna Caroene e a professora Lorenna, e dizer que esse feito é de grande importância para elas como também para a Escola José Caldas e uma verdadeira maravilha para o município de Cabrobó, mostrar que nosso município tem muitas coisas boas. PARABENSSSSSSSSSSSSSSS
Tem pessoas no Brasil que terminam o nível superior mas continua incapaz de ler um texto e conseguir interpretá-lo!
Imaginem quem nem concluiu o sobral (SOBRA DO MOBRAL)!
Minha crítica não teve nada a ver com a nobre aluna.
Nada a ver com o ponto de vista dela ou de quem quer que for.
MINHA CRÍTICA FOI CONTRA O ESTADO, O ESTADO QUE ESTÁ SE IMPLANTANDO NO BRASIL!
Estado esse que persegue quem pensa diferente e premia quem pensa igual ao Governo Lulista!
Será que fui claro?!
Caro Sr. João José (fake), em primeiro lugar, parabenizo Vossa Senhoria por finalmente se posicionar a favor da nobre aluna premiada, mesmo que ela não comungue da sua opinião. Seus comentários anteriores são, realmente, um grande poço de contradições contra a mesma.
Em seguida, peço desculpas, mas corrijo sua frase inicial: “Têm pessoas no Brasil que terminam o nível superior, mas continuam incapazes de ler um texto e conseguir interpretá-lo!”. Acredito que, da escola particular que o senhor tenha frequentado (de nível pior que o extinto MOBRAL por sinal), vossa senhoria não tenha muitas saudades das notas de suas redações.
O senhor tem o direito democrático a fazer críticas a quem quiser, mas aconselho a aceitar opiniões e mudanças também. O Estado implantado nesse novo Brasil não quer a volta de políticos que formavam seus ‘currais’, iludiam os pobres com promessas não cumpridas de emprego, agricultura, saúde, educação e habitação. E que garantiam por baixo dos panos, bons lucros nos conchavos com empresários nacionais e internacionais. E para dar uma boa distanciada dos nossos exemplos mais próximos aqui da região, a campanha do candidato Serra foi um flashback sombrio desses tempos.
Aconselho que realize mais ações comunitárias e se inclua mais próximo dos projetos sociais ( não precisam ser os vários promovidos por nosso Governo). Observe também os índices de popularidade de todos os governos no Brasil que trabalham para o povo, para que possa assim notar que todo esse seu ponto de vista é retrógrado, sem futuro algum.
Mais uma vez parabenizo Caroene Araújo e a Profª Lorenna Sampaio. Rumo ao Ouro!
PARABÉNS para Caroene Araújo e a Profª Lorenna Sampaio.
Com esta glória acredito que poderemos, num futuro próximo, ter mais estudantes da escola pública vitoriosos no nosso município.