Espetáculo no Sesc de Petrolina mostra a tradição religiosa e cultural das ‘Alimentadeiras de Almas’

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2014 às 21:36

No Caminho das AlimentadeirasA tradição religiosa das ‘Alimentadeiras de Almas’ saiu das ruas do Vale do São Francisco diretamente para o palco do Sesc em Petrolina. As alimentadeiras, que fazem parte de um grupo de penitentes, se vestem com lençóis brancos e percorrem várias igrejas, cruzeiros e cemitérios, rezando pelas almas durante o período da Quaresma.

Ao observarem este espetáculo cultural e tradicional, o Coletivo Trippé, através dos seus diretores Adriano Alves e Regiane Nascimento, resolveu fazer uma pesquisa em dança, a qual apresentaria ao público uma coreografia baseada nas rezas, nos cânticos, nas batidas e sentimentos.

“Não buscamos em nosso espetáculo reproduzir a tradição no palco, mas sim, procuramos dar sentido ao movimento através de ressignificações, levando para a cena algumas emoções encontradas na nossa pesquisa”, explicou Adriano.

Intitulado ‘No caminho das alimentadeiras’, o espetáculo ainda realizará atividades formativas e mesas redondas até o dia 12 fevereiro, sempre às 20h, no Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina. As apresentações são gratuitas e qualquer pessoa interessada poderá participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários