O projeto ‘Eu Cá pelos jardins da cultura baiana’, apresentado pelo Coletivo Trippé, começou nesta sexta-feira (5), em Salvador (BA). A sessão faz parte do circuito de quatro cidades que serão contempladas com a circulação da obra por espaços culturais da rede estadual da Bahia.
Além da capital, as atividades serão realizadas em Juazeiro (BA), no sábado (6), e em Feira de Santana (BA) e Alagoinhas (BA), respectivamente na segunda (8) e terça-feira (9). Todas são gratuitas e abertas ao público. “Iniciamos mais uma sequência de viagens com esse espetáculo que tanto nos alegra. Serão mais encontros com as crianças através da dança, levando poesia para espaços culturais que potencializam as práticas artísticas na Bahia“, diz o bailarino Adriano Alves.
A obra de dança para crianças tem inspiração nas poesias e brincadeiras de rua. Para ampliar o alcance do projeto são realizadas mediações culturais com escolas da rede pública e projetos sociais que atendem crianças em comunidades, que visitam o espaço e recebem material educativo sobre o fazer artístico. “Recebemos as crianças com atividades que vão além de assistir ao espetáculo. Assim, tentamos plantar uma sementinha, para que tenhamos a formação de um público crítico e com afetividades às artes“, pontua Alves.
A proposta também garante acessibilidade para pessoas com baixa mobilidade através de adaptações de espaços e também comunicacional com a tradução simultânea para Libras. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. Mais detalhes sobre o serviço da peça e o Coletivo Trippé podem ser acompanhados neste link.


