Especialistas debaterão importância econômica das abelhas em live promovida pelo Cemafauna Caatinga

0

Elas têm causado incidentes sérios em Petrolina, inclusive com morte, mas pode acreditar: as abelhas são fundamentais para os seres humanos. Esse será um dos assuntos de uma live que acontecerá neste sábado (3), às 18h, no canal do Youtube do Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna) Caatinga, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O evento vai servir para marcar o Dia da Abelha, comemorado nessa data. O tema será “Abelhas como instrumento da revolução financeira”. O debate contará com seis especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países para discutir a preservação desses insetos, os fatores econômicos da apicultura e meliponicultura e suas relações.

Os convidados são os pesquisadores Nuno Gaspar, da Natural Business Intelligence (NBI); Nuno Gonçalo, da Cardiff University; e Aline Andrade, do Cemafauna; além dos professores Silvia Castro e João Loureiro, da Universidade de Coimbra. A discussão será mediada pela pesquisadora Claudia Martins, do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf. Um dos principais objetivos da live é discutir sobre o conflito entre humanos e abelhas, e com isso entender como esses insetos podem ser agentes de uma revolução financeira.

No bate-papo serão abordadas vertentes diversas sobre o tema. A pesquisadora do Cemafauna Aline Andrade diz que será discutida a ecologia da conservação, que trata do ponto de vista da preservação das espécies de abelhas, e a ecologia humana, que levanta questões voltadas aos interesses humanos, seja relativa à questão socioambiental ou financeira. Ela ressalta que 70% da produção de alimentos do mundo é de responsabilidade das abelhas, em razão do seu papel ecossistêmico na polinização.

Além disso, a pesquisadora ressalta que além da abelha como polinizadora, existem os benefícios dos produtos extraídos dela, como o mel, a própolis e a própria toxina da abelha, que é usada em algumas terapias. Outras questões que estarão em pauta são os efeitos da redução das populações das abelhas para a economia mundial e as principais ameaças às populações de abelhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome