Esgoto jorrando é consertado no Centro de Petrolina e Compesa faz alerta

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2022 às 12:00

Foto: Registro do leitor

Após o Blog publicar sobre um esgoto jorrando há mais de um mês na Rua Dr. José Maria, no Centro de Petrolina, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou os reparos ainda ontem (8).

A empresa informou que, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias em Petrolina, os sistemas de esgotamento sanitário estão sobrecarregados, ocorrendo assim o aumento das solicitações por serviços de manutenção nas redes coletoras de esgoto.

O problema decorre pela ausência e/ou deficiência do sistema de drenagem de água pluvial, cuja competência é do poder público municipal, fazendo com que a água da chuva seja direcionada para as redes de esgoto, de forma indevida”, declarou.

A Companhia destacou que é fundamental, em condições normais, em períodos sem chuvas intensas, que a população colabore adotando alguns procedimentos, como não lançar óleo de cozinha e gordura pelos ralos, não jogar lixo nos vasos sanitários e ainda não mexer ou retirar as tampas dos poços de visita (equipamentos por onde são realizados os serviços de manutenção), pois ao abrir esses equipamentos, ocorre o carreamento de areia, entulhos, e outros tipos de materiais inapropriados. O problema se agrava ainda mais quando ocorrem ligações clandestinas entre a rede de esgotos e a rede de drenagem de águas pluviais, uma prática que aumenta muito o risco de extravasamentos, pois sobrecarrega a capacidade das tubulações do sistema.

A Compesa alertou, ainda, que as tubulações obstruídas provocam o retorno do esgoto para as ruas, calçadas e para dentro dos imóveis, e que o pleno funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário passa pela disposição de todos na adoção de boas práticas no dia a dia. Os moradores devem comunicar a necessidade dos serviços de manutenção de esgoto por meio do canal de atendimento 0800 081 0195.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.