Escultor lamenta onda de vandalismo contra patrimônio de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2010 às 06:27

O jornalista e escultor Jota Mildes escreveu ao Blog para lamentar a depredação do patrimônio público que vem acontecendo em Petrolina, com a onda de vandalismo que já danificou estátuas e bustos construídos por ele.

Um dos alvos foi o bode na entrada de acesso ao Bodódromo, no bairro Areia Branca (foto). Confiram o desabafo de J.Mildes:

Na verdade me constrange saber que este e outros monumentos têm sido agredidos e danificados em nossa Petrolina. Fui informado agora de que uma onda de vandalismo estava usando sua sanha de destruição contra o patrimônio público e que as estátuas e bustos que aí deixei não estavam sendo poupadas.

Torno público neste momento o meu desejo de ir até Petrolina afim de restaurar os monumentos, dependendo apenas de uma sinalização do poder público municipal, pelo que solicito a este Blog e às pessoas amigas que se preocupam com a preservação da arte e cultura petrolinense para que passem esta minha mensagem ao Sr. Prefeito ou à sua assessoria, desde que tenho tentado uma comunicação através do site da Prefeitura e não tenho obtido êxito.

Agradeço os comentários e considerações acima e espero desta vez ter sucesso. Irei a Petrolina o mais rápido possível, mesmo a despeito da minha agenda de trabalho aqui em Brasília. Mesmo porque a Lei do Direito Autoral não permite que tais serviços sejam executados senão pelo próprio autor das obras a serem restauradas.

Ainda a respeito do favor que peço ao Blog e às pessoas amigas, estou fornecendo o meu e-mail de contato (jota.mildes@R7.com.br) para ser informado à Prefeitura juntamente com a minha disposição de ir a Petrolina restaurar os bustos e estátuas de minha autoria (o Bodão do Bodódromo, a estátua de Dr. Washington, os bustos de Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero, Frei Damião, Beato Antonio Conselheiro, Luiz Gonzaga e Nilo Coelho – na orla – e Josepha Coelho – no Parque Municipal).

Jota Mildes/jornalista e escultor

Escultor lamenta onda de vandalismo contra patrimônio de Petrolina

  1. Humberto Barbosa disse:

    O poder público é que deveria conservar e manter estes patrimonios, para tanto, deveria também ser enviada este e-mail para a câmara de vereadores para que os mesmos fiquem sabendo que, se as obras estão sendo dilapidadas, os seus autores idem.

    Vale salientar que JMildes é um dos maiores escultores que Petrolina já conheceu.

  2. Antonieta Quadros Lins da Silva disse:

    O que acontece em Petrolina é uma vergonha. Os vândalos quebram tudo e fica por isso mesmo. O comentário do senhor Humberto está mais do que certo, os vereadores também devem ser informados. O que tá faltando é a prefeitura e a polícia enfrentar essa situação vergonhosa. A prefeitrura deve zelar o patrimonio público e o povo entregar os maufeitores para a polícia levar para a justiça. Fazendo assim os destruidores vão ver o que pode acopntecer com eles. Isso é um apelo que o povo de bem faz às autoridades de Petrolina. Vamos aguardar. Professora Antonieta Quadros Lins da Silva

  3. Marli Luiza dos Santos disse:

    É bom mermo mandá conserta o bode e a prefeitura colocar vigia pra pegá os nome dos vagabundo que quebra estáuta e entregár pra polícia . Moro na Areia branca e me dá dó de vê uma estauta tão bonita num estado desse. Será que o prefeito e os vereador não vê.
    Marli Luiza dos Santos

  4. Ubiratan Hipólito Seixas de Azevedo disse:

    Eu acho que os donos de restaurantes devem zelar pelo símbolo do Bodódromo que é a estátua do bode. É uma atração turística onde os visitantes do local tiram fotografias. Será que eles não pensam nisso? Eles que pssam o tempo todo ali deviam procurar saber o nome dos vândalos e entregar para a polícia. A estátua quebrada drixa o Bodódromo mal visto pelos turistas pois eu ja´presenciei muita gente falando isso. Petrolina não merece o que está acontecendo. Tenho vergonha de um escultor como j. Mildes saber de uma coisa dessa.
    Prof. Ubiratan Hipólito Seixas de Azevedo

  5. Carmelino Melquior dos Anjos disse:

    Carlos Brito só você mesmo pra falar nesse assunto ,pois nem as rádia nem a televisão fala desses mau feito. Porisso que eu gosto desse blog. Fora com os vândalo vagabundo. A poícia deve sabe e prender e fazer eles pagar od prejuiso que eles dão ao dinheiro dagente que paga imposto pra ve a cidade e as praça bunitas. Cadeia neles que agente não concorda com o qwue eles faz. Tô com todo mundo que a prefeitura deve cuidar mais das nossa praça..O grande artista jmildes tá fazen do sucesso em brasília e aqui os imbecil destruindo o que ele fez e deixo de bom pra nós. Carmelino Melquior dos Anjos

  6. Junior Allan disse:

    Amigos, essa foto representa a falta de educação e de clareza dos direitors e deveres de um cidadão.
    Infelizmente, temos q conviver com essa situação uma vez que não vemos uma ação do poder legislativo que contemple projetos para a Juventude e que resgatem da marginalidade muitos vândalos com “pele de cordeiro”.

  7. Valentim Gomes de Sena Silva disse:

    Eu viajo muito e vejo em toda cidade os monumento bem cuidado e só aqui tenho a tristeza de ve uma coisa dessa. Isso é ruim como mostra da nossa educaçãoi pois nas cidades menor que Petrolina as pessoas não quebram as estátuas e isso quer dizer que são pessoas mais civilizadas. Faz vergonha mesmo um artista faze suas obra e vêr a m esma quebrada no meio da rua e as autoridades não tomar nenhuma provid~encia. Agora eu pergunto o que faz os vereadores que não tomam p´rovidência contra isso e por que a prefeitura não chama logo o artista pra conseretar já que ele mesmo tá se oferecendo pra isso? A prefeitura já entro em entendimento com J. mildes? O que está faltando pra isso? O povo quer saber. Descumpe minha irritação mais fico também com vergonha disso e faço o meu protesto.

  8. Inácio Loureiro de Albuquerque disse:

    Eu acho que a câmara de vereador deve fazê como a de juazeiro que tá resoilvendo com o prefieito o problema com o esculto Ledo ivo. É pra isso que eles tão no poder para cuidar dos interesse do povo que elege eles. Com esse discaso a nossa cultura tá morrendo enquanto outas cidade mostra que são povo civilizado como diz o senhor Valentim. Agente só houve os artista reclamando que a história de nossa região tás sendo apagada dessa manera por que as autoridade abandonou o compromisso com a arte. o povo não vamo calar e esperamo uma solução urgente porque todo mundo tá irritado com tento discaso dexando que os malandro tome conta da cidade e acabe com as coisas bonitas que agente ainda temos. Cadê os jornalista colkega de j. Mildes que não faz um protesto! Acho também quye os dono de bar do bodródomo e da orla deve reunir e falar com o prefeito. Eu não vou fiucar calado com isso pois sou Petrolinense e pago imposto como todos outros que estão fazendo seu protesto. Tá bom de Carlos brito voltar a fala sempre desses assunto.

  9. Damião José da Anunciação disse:

    A prefeitura já deu resposta? o blog só mostra o brodódomo? e os outro monumento da beira do rio são francico e do hospital e do parque da cidade que o artista falou? e a estáutua branca da justiça é dele também e por que os vagabundo não vai qwuebrar ela também? quero ver. Falta agora o prefeito justiufica pra os petroninense esse descaso da sosiedade. assina Damião santeiro

  10. Rosalina Juvêncio Prado disse:

    E daí? é dessa forma que que se deixa os mau-elemento destruindo a cidade. As autoridade não ver não ouve e não fala. O povo reclama e fico tudo porisso mesmo. Também, já passou as eleição, pra que político atender mais a ninguèm? Isso é uma vergonha, um descaso. Aliás desculpem se já tá sendo tomada alguma porovidencia mais eu d-u-v-i-d-o! Não to vendo sendo feito nada nas praça e nem nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários