Escritor de Petrolina ganha prêmio estadual de literatura

6

Bruno Liberal 2A Secretaria de Cultura de Pernambuco, a Fundarpe e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) anunciaram o resultado do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura. O grande vencedor foi do Sertão: Bruno Guimarães Liberal, de Petrolina, com o livro de contos “Olho morto amarelo”.

Bruno receberá R$ 20 mil pelo prêmio. Foram 192 inscrições de 35 cidades pernambucanas, atendendo as quatro macrorregiões do Estado. Os dois ganhadores da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram Delmo Montenegro, com o livro de poemas “Recife, no hay”, e Fernando Monteiro, com o romance “O livro de Corintha”.

José Walter Moreira dos Santos, de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata ), venceu com o livro de contos “O metal de que somos feitos”; e Jeilson José Ferreira da Silva, de Passira (Agreste), com o livro de poemas “Discursos e Anatomias”. Cada um receberá R$ 5 mil reais e terão sua primeira edição publicada pela Cepe Editora.

As obras vencedoras contemplam todos os gêneros literários previstos no concurso: conto, romance e poema. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, que mostra o alto nível da produção literária do Estado em todas as suas regiões”, comenta Ricardo Melo, diretor de Produção e Edição da Cepe.

Os premiados ainda participarão, como contrapartida do prêmio, de atividades dentro da programação de Literatura da Secult PE/Fundarpe. Além dos cinco ganhadores, outras quinze obras receberam menção honrosa e seus autores também serão convidados para realizar atividades dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural. (Foto: arquivo pessoal)

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Bruno!!!!! Sou professora de Língua Portuguesa e a leitura é uma das minhas diversões favoritas. Gostaria de saber onde posso comprar o livro “Olho Morto Amarelo!!

    • Obrigado Laura. Estou muito feliz com esse resultado. Não é fácil conseguir um espaço para publicação de novos autores, ainda mais estando tão isolado dos grandes centros culturais do país, onde sequer temos uma livraria. O prêmio reflete o potencial da nossa região e que precisamos de políticas culturais mais presentes no interior do estado.
      O livro será lançado pela Cepe Editora. Ainda não tenho a programação, mas será divulgada em breve. Grande abraço.

  2. Liberal, Parabéns, tudo de bom e saber desse seu lado de escritor, além de que aposto em seu crescimento e com este, seja apenas mais um degrau de um grande futuro, abraços

  3. Parabéns!
    Aguardo, para comprar, ler, ter e apreciar, a publicação da obra premiada – oportunidade ímpar para torná-lo mais conhecido.
    Também concorri e fiquei muito feliz com a “Menção Honrosa” ao meu ensaio sobre concepção, gestação e parto do primeiro livro, a que intitulei “Adorável brinquedo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome