Éramos assim…

por Carlos Britto // 19 de janeiro de 2026 às 22:00

Foto: reprodução

Integrante da Família Coelho que decidiu fazer sua trajetória política na Bahia, Gercino Coelho deixou um legado importante naquele Estado.  Casado com Eunice Morais Coelho, filha do coronel Pedro Morais, o qual era forte liderança política em Guanhambi, Gercino teve três filhos: Roberto, Nilo e Josenice. Nilo, inclusive, foi prefeito de Guanhambi e também virou governador da Bahia – a exemplo do seu tio Nilo Coelho em Pernambuco.

Mas Gercino, infelizmente, teve seu destino traçado por uma fatalidade. Três anos após se eleger deputado estadual pelo PSD, durante a redemocratização do país (em 1947), ele foi para sua campanha de reeleição e viajava juntamente com o candidato ao Governo da Bahia, Lauro de Freitas quando, no dia 11 de setembro, durante deslocamento para Bom Jesus da Lapa, o avião caiu.

Morreram no acidente Gercino, Lauro de Freitas e o piloto Guilherme de Castro. Era o ponto final de uma carreira que poderia ser promissora. Gercino tinha apenas 38 anos, mas deixou sua influência e compromisso político não só na Bahia, como também em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários