Éramos assim…

por Carlos Britto // 06 de março de 2024 às 22:00

Foto: reprodução

O Rio São Francisco já teve muitas cheias ao longo de sua história, que mudaram a rotina dos ribeirinhos no Vale do São Francisco. A foto acima é da Orla de Juazeiro (BA), numa dessas cheias há algumas décadas.

A força da natureza impressiona e mostra que esse cenário mais recente na região nunca deixará de ocorrer.

Éramos assim…

  1. Ronaldo Moraes disse:

    Reporto-me ao passado.
    Loja de ferragens de Nilton Costa
    Salão do Cabeleireiro Fernando
    Eternit.
    ART Foto Paulista.
    HB Tecidos primeira loja
    Orla de Juazeiro nessas imediações

  2. Luiz Roldão disse:

    Não podemos esquecer do restaurante do vaporzinho que ficava na orla velha. Esse sim era o ponto turistico mais conhecido de Juazeiro, lembro onde andei no Brasil a fora encontrei muita gente que falava da muqueca de Surubim . Que saudade!

  3. JOSE AIRTON FIGUEIREDO ROCHA disse:

    Apesar de assustadora, essa imagem traz uma recordação da antiga balaustrada do cais de Juazeiro, retirada em nome do progresso e substituida pelas placas que hj ameaçam a segurança de quem transita na orla e o corrimão e bancos de concreto sem conforto e quentes. Saudades.

  4. Helder Lino disse:

    Nestas ocasiões a minha preocupação era como chegar em casa sem que minha mãe percebesse que tomei banho no rio.
    Tempo de diversão! E o aviso dos mais velhos, era: ” Menino cuidado! Rio não tem cabelo”.

  5. Mercia disse:

    Sem necessidade fizeram essas mudanças na orla pq nós tínhamos uma orla linda pq ficaria uma tradição para mostrar nossos filhos.Hj faz medo agente andar e passear com eles tanto de dia e pior a noite muita saudade sim tempo que não volta mais.

  6. Solange f Souza disse:

    Cada petrolinense e juazeirense tem sua história para contar,pois foram época de ouro onde vivemos nossas vidas com alegria com amores e uma felicidade sem tamanho, a cada geração é um tipo de lembranças que guardaremos no cofre de nossos corações com muitas saudades🌹😥

  7. Evangivaldo Almeida Santos disse:

    Duas coisas me chama a atenção:
    Primeiro o para peito. Bonita, resistente, uma decoração que nem é pra se comparar com esta armação de ferro sem segurança. Digo a pouco tem morreu um senhor que estava dormindo no banco caiu em baixo e…
    O segundo é a enchente do ria acho que foi a de 79, a barragem soltava mais de 15 mil m3 de água, ficava há uns 2 mts da ponte.. não é impossível repetir,ais o controle da Chesf, nao deixa chegar a este ponto.

  8. LEILA CRISTINA BARBOZA GOMES VIANA disse:

    Cometários excelentes. Primeiro, nunca deveria ter sido retirado esse cais tão lindo,em jacobina ainda resiste e é lindíssimo. O nosso era cartão postal da cidade e pode desfazer sim só depende de algum gestor querer fazê-lo pois foi uma parte da história de Juazeiro “arrancada” de nós; segundo, o rio pode até chegar perto mas não será inundada como antigamente. A história de Juazeiro vai-se esvaindo aos poucos. E o vaporzinho ser retirado do seu local nato só obra de quem não teve o que fazer, dinheiro do contribuinte escorrendo pelos dedos.

  9. CRISTINA ROCHA DE AGUIAR disse:

    Época que éramos felizes. Só nos resta a lembrança e a saudade.

  10. Antônio Lopes de Souza disse:

    Lembro muito bem do ano 1979
    Estava vindo a Juazeiro para enxames
    Médico para entrar na Caraíba Metais
    Lembro da cheia do Rio foi colocado sacos de areia p a não invadir a Cidade.
    Lembro também d refeições de moqueca d peixe no restaurante barquinho que tempo bom Saudades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e, redatores deste conceituado meio de comunicação. Aproveitando para parabenizar, pela matéria postada, pois, é história e é…