Equipes da prefeitura visitam bairros de Petrolina atingidos pelas chuvas e elaboram plano de ações para minimizar transtornos

1
(Foto: Divulgação)

Equipes da Prefeitura de Petrolina estão visitando diversos bairros atingidos pelas chuvas. A ideia é avaliar a situação de cada localidade para elaborar um plano de ações com objetivo de ajudar no escoamento de toda a água acumulada ou ainda medidas que possam minimizar transtornos decorrentes da chuva. A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) e a Defesa Civil estão à frente das visitas, que já percorreram os bairros Henrique Leite, João de Deus, Vila Vitória, São Joaquim, Dom Avelar, Vila Débora, São Gonçalo e Jardim Petrópolis.

Nesta terça-feira (19), uma bomba d’água foi instalada na Rua 14 do Henrique Leite. O equipamento será utilizado para puxar a água empoçada do lugar. No João de Deus, algumas ruas vão receber serviços de patrolamento e famílias que moram em duas áreas de invasão estão recebendo lonas da Defesa Civil. Além disso, as equipes da Seinfra removeram cinco árvores caídas no Centro e no Maria Auxiliadora.

Um novo giro pela cidade está sendo realizado hoje, de maneira a dar continuidade com o trabalho de assistência à população. Ainda durante essa semana está prevista uma ação, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), a fim de verificar construções que estão sobre a passagem natural da água, o que dificulta o escoamento e aumenta os transtornos à população.

Avaliação

Segundo o secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, preliminarmente é possível afirmar que a situação pós-chuva da cidade não é crítica, principalmente por conta de intervenções da prefeitura realizadas anteriormente. “A cada chuva, nós providenciamos ações para minimizar os impactos e isso tem dado certo. Exemplo disso, é a drenagem de uma passagem molhada no Jardim Petrópolis, onde colocamos manilhas no canal, adicionamos o material em cima e fizemos a compactação. A ideia é que esse diagnóstico sirva para que possamos mapear outros pontos críticos e tomar providências“, conclui o secretário.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma ação educativa de preservação ambiental no Distrito Industrial, convida voluntários em participar de ações de preservação do meio ambiente onde interessados podem se inscrever por meio do formulário online. https://goo.gl/forms/35Cb5QfKTQErZ0SK2
    A iniciativa acontece onde os “guardiões” recolheram grande quantidade de resíduos sólidos(LIXO de pessoas), de todos os tipos.
    As ações se iniciam no dia 09/03, no distrito industrial, em Petrolina, sempre começando às 8h.
    A campanha é uma iniciativa necessária onde destaca-se a importância de um trabalho concentrado nesse especificamente neste local.
    Essa atividade visa a defesa da fauna e da flora nativos da região. Entendemos que as pessoas precisam cuidar, para que amanhã nossos filhos e netos possam continuar aproveitando os recursos naturais. E nós, do G-PAADI precisamos de muitos parceiros para construir, coletivamente, essa consciência cidadã e harmônica com o meio ambiente. Precisamos dar ao ecossistema um retorno daquilo que usufruímos diariamente. Seja o ar, a água ou o espaço. Tudo que fazemos em nosso benefício é oriundo da utilização ambiental. Temos que agradecer e dar um benefício em troca a Natureza, não só a explorar.

    Para participar dos mutirões de limpeza e conscientização dos frequentadores do local, os voluntários interessados devem se cadastrar preenchendo este formulário, a partir do qual serão formadas as redes de guardiões do DIPE, que é foco da primeira etapa do projeto.

    09/03 – treinamento dos voluntários
    16/03 – reconhecimento local
    23/03 – Limpeza – parte 1
    30/03 – Limpeza – parte 2

    Informações:
    instagram, face ou email: gpaadi.gpo@gmail.com

    Faça seu cadastro aqui
    https://goo.gl/forms/35Cb5QfKTQErZ0SK2

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome