Equipes da Prefeitura de Juazeiro retiram enxame de abelhas que ameaçavam moradores no Distrito de Juremal

por Carlos Britto // 28 de junho de 2021 às 11:27

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Uma ação realizada no último final de semana pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), da Prefeitura de Juazeiro (BA), resultou em mais uma retirada de enxame de abelhas na zona rural. Desta vez a demanda foi registrada no Distrito de Juremal, onde alguns moradores mostravam apreensão pela presença dos insetos. As abelhas estavam alojadas embaixo da caixa d’água que abastece a comunidade.

Segundo relato de moradores, os insetos já estavam nesse lugar há muito tempo e algumas pessoas já tinham sido picadas. Por causa da altura da caixa d’água e do difícil acesso ao local, os fiscais da Semaurb contaram com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que enviou um caminhão com guindaste para auxiliar na retirada do enxame.

O trabalho de captura das abelhas no distrito de Juremal foi muito delicado, porque a colmeia, além de muito grande, estava num lugar muito alto, e com uma escada simples seria difícil a retirada. Foi de extrema importância o apoio da Sesp, a quem agradecemos, porque com a ajuda do caminhão com guindaste conseguirmos capturar o enxame com segurança”, relatou a supervisora de meio ambiente da Semaurb, Denise Santana.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental executa a captura de enxames localizados em logradouros públicos ou residências de baixa renda. Depois de capturadas, as abelhas são soltas em áreas de reserva de caatinga. Por mês, a Semaurb recebe, em média, 40 pedidos de retirada de enxames. Para solicitar o serviço, a população pode procurar a Semaurb, localizada à rua Oscar Ribeiro, s/nº, no Centro de Juazeiro, ou ligar para o telefone (74) 3612-3581.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *