Equipes da Marinha intensificam fiscalizações durante a ‘Operação Verão’ em Juazeiro e Petrolina

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2016 às 18:30

jet-ski-rio-sao-franciscoA Agência Fluvial de Juazeiro (BA) iniciou a ‘Operação Verão’ 2016/2017. O trabalho – realizado em todo o país pela Marinha do Brasil no período de alta estação, entre dezembro a março – fiscaliza embarcações em toda área abrangida pela Agência. A atuação das equipes acontece principalmente nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio da região – como as ilhas, por exemplo, neste período em que aumenta a intensidade do tráfego de veículos náuticos. Além disso, o período de férias contribui para a incidência de acidentes.

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas (DPC), a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer, com peças que frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

Com o conceito “Se liga, você é o capitão”, a mensagem chegará ao público com uma linguagem descontraída, refletida nas ilustrações de famílias em paisagens do litoral brasileiro. A campanha promove a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano, de modo seguro.

Ao longo de toda a Operação Verão 2016/2017, organizações militares da Marinha se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, agentes da Autoridade Marítima Brasileira intensificarão as ações de fiscalização, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Denúncias

Quem quiser fazer alguma denúncia relacionada referentes a excessos provocados por condutores de veículos náuticos, pode se dirigir à sede da Agência Fluvial de Juazeiro, localizada na Rua José Pititinga, Bairro Santo Antônio. O telefone é o (74) 3211-8800. (foto/reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários