A equipe de fundistas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) realizou, nessa quinta-feira (23), o primeiro treino em Hamburgo, na Alemanha, dando sequência à fase final de ajustes para a maratona internacional deste domingo (26). A delegação desembarcou na cidade alemã na quarta-feira (22) e, já no dia seguinte, iniciou as atividades em solo europeu. O trabalho foi planejado para respeitar o processo de adaptação dos atletas ao novo ambiente, com foco no clima, no fuso horário e no ritmo de prova.
O treino de quinta-feira foi realizado em um parque da cidade, com intensidade leve e foco na soltura muscular. A estratégia da comissão técnica é evitar desgaste físico neste momento, preservando o desempenho para o dia da prova.
“A gente já vem de uma preparação longa no Brasil. Aqui em Hamburgo, nestes dias que antecedem a prova, as atividades são para adaptar o corpo, tentando se acostumar com o clima para que todos possam chegar bem na prova“, destacou o técnico Marciano Barros.
O corredor Justino Pedro da Silva, o mais experiente do grupo, também reforçou a importância dessa fase final de preparação. “Essa fase é fundamental para ajustar o corpo depois da viagem e manter a confiança. A gente sabe do trabalho que foi feito lá atrás, então agora é focar nesses detalhes para chegar bem e fazer uma boa maratona“, afirmou.
Experiência e renovação
A APA chega à maratona com uma delegação que combina experiência e renovação. A equipe é liderada por Justino Pedro da Silva e Mirela Saturnino, nomes consolidados em competições nacionais e internacionais. O grupo conta ainda com os estreantes Thiago Costa e André Silva, que fazem sua primeira participação em uma maratona internacional. Outro destaque é o atleta paralímpico Antônio Carlos Mendes, que compete ao lado do guia Laecio Lima na categoria T11, destinada a atletas com deficiência visual total.
Os principais resultados dos atletas são os seguintes:
Justino Pedro da Silva — vice-campeão do Pan-Americano de Maratona em São Paulo (2025); 3º colocado e melhor brasileiro na Maratona do Rio de Janeiro (2025); campeão panamericano em Caracas (2023); top 10 na Maratona de Frankfurt (2022); bicampeão e recordista da Maratona do Rio (2021/2022); 7º colocado na São Silvestre (2021/2022).
Mirela Saturnino — campeã dos 15km New Balance em São Paulo (2026); campeã da Corrida Cidade de Aracaju (2026); campeã da Meia Maratona Padre Cícero (2026); 4ª colocada na Maratona de Curitiba (2025); bicampeã sul-americana de maratona (2017/2022); 3ª colocada no Pan-Americano de Caracas (2023); campeã da Maratona do Rio (2021) e vice-campeã (2017).
Thiago Costa — vice-campeão da Maratona de Salvador (2023); campeão das 10 Milhas de Salvador (2026).
André Silva — campeão da Maratona de Jurerê-SC (2025); 5º colocado na Maratona Internacional de Florianópolis (2025).
Antônio Carlos Mendes (guia de Laecio Lima) — tetracampeão brasileiro dos 5.000m (2022 a 2025); dono da 2ª melhor marca do mundo na maratona (2h39 em Sevilha 2024); 4º colocado no ranking sul-americano nos 5.000m e 1.500m (2025).


