As ondulações transversais, popularmente conhecidas como lombadas ou quebra-molas, são um dos principais problemas do fluxo de trânsito em Petrolina. Para o gerente de Planejamento, Estatística e Sinalização, Abner Vasconcelos, as lombadas que não possuem sinalização adequada e que estão fora dos padrões da lei brasileira podem provocar desde prejuízos em veículos até acidentes com mortes.
Em Petrolina, de 2009 a 2010 foram construídas, com a autorização da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), 12 lombadas, além de alguns pedidos que já foram deferidos, mas os condutores de veículos constatam diariamente novos redutores não-autorizados pelo órgão.
A regulação da colocação de lombadas é responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Lei Federal nº 9.503/97. Segundo o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Conselho, “É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”.
O artigo ainda prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão, que varia entre R$90 e R$540. Além disso, o responsável pelo quebra-molas irregular ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e até por homicídio, se for o caso de acidentes mais graves.
Existem especificações para a colocação das lombadas como a largura, que deve ser igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial; o comprimento, que varia entre a 1,50m a 3,70m; a altura de até 0,08m a 0,10m. Números importantes para garantir a segurança dos veículos que transitam nas vias que contém este tipo de redutores.



Boa noticia!!! umas das vias que estão precisando de lombadas é da estrada da banana na altura da primeira entrada que da acesso ao bairro antonio cassimiro e outra enfrente a antiga agroviza (onde tinhas redutores de velociades ),porque a algumas empresas no local com entrada e saida de veiculos pesados e passeio.
Mas não vejo a EPTTC removendo as lombadas irregulares…
A EPTTC, lembre-se de tirar vas tartarugas no acesso reformado entre a Compesa e a UNIVASF.
relebrando essa questão das tartarugas, de que forma elas são irregulares porque a pista que liga a cohab VI e Rio corrente é toda na tartaruga tanto nas faixas laterais como na central.
Já entramos em 2012 por tropeçando em mais 2 lombadas proibidas no treço do Antônio Cassimiro.
Já entramos em 2012 tropeçando em mais 2 lombadas proibidas no trecho do Antônio Cassimiro.
Parece que errei um pouquinho.
Quem foi o imbecil e incompetente que mandou fazer as lombadas na pista do Distrito industrial e também próximo a casa show ? Fizeram e arrancaram e agora o asfalto está com buracos e não recapearam,,,tenho a certeza que o material usado nessas lombadas sairam super faturados, o nosso dinheiro é lixo na mão desses caras, na hora de multar eles são rápidos e eficientes !!!!