Entidades do comércio cobram mais organização no Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 17 de abril de 2013 às 16:28

[slider id=”lojistas”]

As entidades que representam o comércio de Petrolina estão se mobilizando na tentativa de melhorar o trânsito e a organização urbana no Centro da cidade. No início desta semana, por exemplo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Ferreira, e o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, estiveram reunidos com o diretor-presidente da EPTTC, Daniel Ferreira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, Jorge Assunção, para discutir algumas cobranças que os lojistas e empresários têm feito em relação ao ordenamento da região central.

Uma das principais reivindicações da categoria é referente à distribuição dos pontos de mototáxi. Segundo João Ferreira, muitos pontos prejudicam a visualização dos estabelecimentos e atrapalham a carga/descarga de lojas de eletrodomésticos, por exemplo.

A reurbanização das ruas Dom Vital, Souza Júnior, Guararapes, Coronel Amorim e Souza Filho é  outra cobrança dos comerciantes. Dentro dessa proposta, a categoria pede mais limpeza e segurança para os locais, inclusive a instalação definitiva de câmeras de segurança. “Sugerimos a reurbanização desses ambientes, até porque estamos preocupados com o crescimento dos shoppings. A concorrência está aí e precisamos melhorar para que a população não fuja do Centro da cidade”, informa Joaquim.

Um outro ponto polêmico que recebeu atenção especial das entidades foi a situação dos camelôs e estacionamentos. Com a construção do Mercado do Turista, a Travessa Padre Fraga foi modificada para abrigar os ambulantes. Depois da inauguração do mercado, a via está sendo utilizada para estacionamento de veículos. No entanto, os camelôs se deslocaram para Rua Abílio Dias, o que prejudica o tráfego de carros, motos e pessoas na via.

Fora do Centro

A quantidade de acidentes e a dificuldade no trânsito fizeram com que as entidades pedissem a implantação de semáforos em locais estratégicos da cidade, como nas avenidas Sete de Setembro e Monsenhor Ângelo Sampaio. “Precisamos de semáforos nas proximidades da loja Composé, onde foi colocado gelo baiano, na Monsenhor Ângelo Sampaio próximo ao supermercado Gigo e na Avenida Sete de Setembro, perto da loja Bari”, explicou João Ferreira.

A duplicação da Avenida Honorato Viana, do trecho que vai do Posto Bandeirantes ao contorno do Terminal da Viação Itapemirim, também é uma reivindicação antiga dos comerciantes.

Diante das mudanças e do tráfego de veículos que aumenta a cada dia em Petrolina, as entidades também sugeriram a realização de campanhas educativas com frequência. “Atualmente, observamos que os pedestres precisam se educar mais. A quantidade de faixas perto uma da outra dificulta a fluidez no trânsito e nem sempre é possível parar. Também chamamos a atenção da EPPTC para a necessidade de colocar agentes em horários de picos, principalmente nas proximidades das escolas”, diz Joaquim.

Entidades do comércio cobram mais organização no Centro de Petrolina

  1. Jader Santos Silva disse:

    SABEMOS DA IMCOMPETÊNCIA DA EPTTC AO GERENCIAR O TRÂNSITO DE PETROLINA.
    COMO, POR EXEMPLO:
    A EXCESSIVA CONCENTRAÇÃO DE AGENTES DE TRÂNSITO NO CENTRO DA CIDADE;
    PERMISSÃO DA CIRCULAÇÃO PELO CENTRO DE VEÍCULOS DE GRANDE PORTE EM HORÁRIOS COMERCIAIS;
    FALTA DE ESTUDOS E ALTERNATIVAS PARA RETIRAR A CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS DAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO;
    TREINAMENTOS SOBRE RELAÇÕES HUMANAS (BOAS MANEIRAS E EDUCAÇÃO NO TRATO COM AS PESSOAS) PARA OS AGENTES DE TRÂNSITOS;
    FISCALIZAÇÃO DO TOTAL DESCONTROLE NA EMISSÃO DE POLUENTES POR PARTE DOS COLETIVOS;
    DEMISSÃO OU AFASTAMENTO MEDIATO DO AGENTE DE TRÂNSITRO INFRATOR (DENUNCIADO PELA POPULAÇÃO);
    REVISÃO/ESTUDOS DE MELHORIAS EM CONGESTIONAMENTOS COMO NAS PROXIMIDADES DO VIADUTO DE ACESSO A JUAZEIRO;
    INCENTIVAR A SOCIEDADE PARA DENUNCIAR O AGENTE DE TRÂNSITO IRRESPONSÁVEL E DE AÇÕES ABUSIVAS;
    VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DOS MILITARES. QUANDO É COMPROVADO A EMISSÃO DE MULTA INDEVIDA, O AGENTE DE TRANSITO DA POLICIA MILITAR É AFASTADO IMEDIATAMENTE DAS RUAS.

  2. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PORQUE OS COMERCIANTES DO CENTRO DA CIDADE FICAM CALADOS?
    NÃO EXISTE ESTACIONAMENTO.
    NÃO SE PODE PARAR UM CARRO PARA ESPERAR UMA PESSOA QUE É MULTADO.SÓ TEM ZONA AZUL E FAIXA AMARELA.
    O ABSURDO,EM FRENTE A FÁRAMACIA PAGUE MENOS NÃO SE PODE NEM PARAR NEM ESTACIONAR.
    A QUE PONTO CHEGOU PETROLNA,COM ESSA ADMINISTRAÇÃO SEM AÇÃO.

  3. Paulo Nogueira disse:

    Prefeito de Petrolina, acorda. O nosso trânsito e está uma verdadeira “Índia”. A população sabe como resolver. Se não tem competência no assunto peça ajuda. Estamos caminhando para o caos. Realize audiências públicas, participe a comunidade a dividir essa solução. Com a palavra o Prefeito do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários