Sonho acalentado pelo ex-deputado federal Osvaldo Coelho, que infelizmente não teve tempo de vê-lo sair do papel, o projeto Canal do Sertão pernambucano caminha para, enfim, se tornar realidade. Integrantes do comitê em prol da construção da obra reuniram-se nesta terça-feira (11) com o atual titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Edilázio Wanderley, e saíram de lá otimistas.
Um dos coordenadores do comitê geral, que abrange 17 municípios dos Sertões do Araripe e Central, o ex-deputado estadual Antonio Fernando afirmou, em entrevista a este Blog, que o passo mais importante para viabilizar o projeto foi dado.
“Mais ou menos há 35 anos, antes mesmo do projeto se chamar Canal do Sertão, a gente já estava nessa luta. Mas pela primeira vez a gente viu a vontade da Codevasf de querer fazer essa obra”, destacou Fernando.
Liderança política do Araripe, o ex-deputado explanou ao superintendente todas as vantagens do Canal do Sertão, que não são poucas – tanto em relação ao desenvolvimento econômico regional, quanto à inclusão social e qualidade de vida. “São 120 mil empregos diretos, 370 mil empregos indiretos, com uma renda anual de toda a produção chegando aos R$ 15 bilhões anuais. O valor desse canal é de R$ 6,5 bilhões, mas em um ano a gente produz duas vezes mais. Ele se pagaria em seis meses”, argumentou Fernando.
Seminário
Segundo o coordenador, Edilázio mostrou-se convencido da viabilidade econômica do projeto, tanto no quesito geração de emprego e renda quanto na fertilidade produtiva das terras da região. “Foi mostrado que nós temos o melhor solo do Estado para irrigação, exatamente nesse trecho que pega a região do Araripe ao Sertão Central”, frisou.
Fernando informou também que a próxima etapa desse processo será mobilizar as lideranças políticas e empresariais pernambucanas e da região, numa grande seminário no qual serão detalhados todos esses pontos. O evento ocorrerá possivelmente em abril. Acompanharam o ex-deputado na reunião na 3ª SR Codevasf e no Blog os demais integrantes do comitê geral – Luiz Matias da Silva, tesoureiro e vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Bodocó (COMDESBO); Gildevan Tavares, coordenador; Lamarth Piancó, coordenador do comitê municipal de Trindade; e Júlio Macedo, secretário do comitê geral).
Só enrolação, isto aí no tempo que tinha homem de vergonha nos poderes não saiu , imagina hoje que só tem ratos.
ESTE PROJETO É MUITO IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA O ARARIPE. AJUDAMOS NA ADUTORA DE OROCÓ PARA ARARIPINA E, ISSO AJUDOU MUITO A REGIÃO E, SAINDO O CANAL DO SERTÃO, MELHORÁ MAIS AINDA. PARABÉNS AO AMIGO ANTONIO FERNANDO, POR ESTA IMPORTANTE AÇÃO.
Quero parabenizar todos companheiros que estiveram presentes nesta reunião de tamanha importância para nossa região. Esse canal será a redenção do povo da região do Araripe como também de parte do Sertão Central, porque vai trazer geração de renda pra nossa gente e suprir a necessidade hídrica de toda região.