Enfermeiros da região participam de oficina de atualização em Petrolina

0

enfermeirosEnfermeiros dos sete municípios que compõem a 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres) participaram na última quarta-feira (9) de uma Oficina de Atualização de Coleta Citopatológica realizada pela 8ª Geres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O curso foi dividido em dois momentos (teórico e prático). Nesta primeira etapa, os 50 enfermeiros foram orientados pelo médico Luis Olavo Oliani sobre Patologia do Colo Uterino e pela enfermeira da AME Roza Maria, Christiane Macedo, que explanou sobre a organização e estrutura operacional das linhas de cuidado no câncer de colo de útero.

A gerente da 8ª Geres, Cássia Guimarães, ressaltou a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde na realização do evento. “Considerando que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer em mulheres no Brasil e, em 2012, o Estado registrou 463 mortes, vimos a necessidade de melhorar a qualificação dos profissionais. Agradeço, em particular, à (secretária) Lucia Giesta por disponibilizar seus profissionais e os espaços excelentes das unidades de Saúde para realizarmos a segunda etapa da oficina”, frisou Cássia.

Nayara Medrado, enfermeira no município de Santa Maria da Boa Vista, também enalteceu a iniciativa. “Este momento é enriquecedor, pois nos atualizamos, tiramos dúvidas e melhoramos nosso atendimento, objetivando a prevenção do câncer do colo de útero”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para 2014 pelo menos 15 mil novos casos da doença. “Nosso foco é sempre ofertar um serviço qualificado para nossos usuários. Por isso apoiamos ações como esta, que visam à melhoria da atuação dos profissionais, além de incentivar as mulheres a realizar o exame. A prevenção ainda é a melhor ferramenta para se evitar qualquer doença”, destacou a secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta. (Fonte/foto: Ascom PMP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome