Enem 2011: O desabafo de um estudante

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2011 às 21:42

O vazamento nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo terceiro ano consecutivo, mereceu um desabafo em tom de indignação do estudante potiguar Davi Tavares, que fez uma carta aberta ao MEC.

A opinião de Davi, certamente, é compartilhada por milhões de estudantes pelo país afora. Confiram:

CARTA ABERTA AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

– Assu/RN, 26 de outubro de 2011 –

Prezados Senhoras e Senhores responsáveis pelo MEC,

Países desenvolvidos nunca precisaram de provas pra medir o nível de desespero dos alunos. Pelo contrário, eles procuram por profissionais, não por pessoas frustradas de tanto estudar. Vocês acham mesmo que as pessoas disputando concursos de nome, como medicina, realmente sempre querem ser médicos por paixão? Senhores do Ministério da Educação, passar em medicina é uma questão de status (entenda medicina como exemplo) e 99 em cada 100 pessoas concorrendo a este curso buscam por ESTATUS. Por que vocês acham que os hospitais no Brasil estão em escassez de profissionais? É por que o vestibular é difícil, ou por que os profissionais já formados não têm prazer de exercer sua profissão?

O Enem é mais uma tentativa FALHA (comprovada três vezes seguidas) do meu país de dar um passo a frente no quesito educação, e que infelizmente acaba indo mais pra trás do que já estava. Confesso que o Exame Nacional é melhor que vestibular no sentido de ser algo mais contextualizado, um ensino que podemos aprender no dia-a-dia: em casa vendo TV ou até nas ruas.

Senhores do MEC, o Exame Nacional (e também o vestibular) são uma pilha de papéis inúteis que não contribuem em nada com o estudante. Nós, estudantes, sonhamos em exercer uma profissão e é esse sonho e paixão que arde em nossos peitos palpitantes que deveria realmente importar. Posso lhes dissertar abertamente sobre cinema e jornalismo, escrever sobre nomes do rádio e da música de décadas passadas, como The Beatles e Carmen Miranda, falar sobre diretores e filmes de renome, como John Hughes… Mas no meu ponto de vista, não me convém aprender o que uma cobra com baixa em plaquetas vai sentir. Em algum momento demonstrei interesse em fabricar soros antiofídicos? Não, certo? E de que maneira soros antiofídicos ajudarão na construção de base das artes, que eu tanto preciso nos cursos de cinema e jornalismo? Porque os soros antiofídicos me são empurrados garganta abaixo e as artes me são tiradas? Porque vocês são competentes, os donos da educação?

Cá estou eu, um aluno de 17 anos que poderia lhes dizer na cara (se tivesse condições de chegar até a sede do circo) lhes mostrando que não, vocês não têm um pingo de capacidade de formar profissionais. Vocês não conseguem fazer alunos irem à escola com desejo de aprender o que gostam. Vocês roubam nossa alma em prol de um governo pão e circo que nunca terá fim. Nem o direito de pensar nos é oferecido em sala de aula. As poucas aulas de Filosofia e Sociologia que temos, estudamos teorias – E nunca refletimos sobre como ministérios agem para a construção do país. Bonito, não é?

Passar Bem,

Davi Tavares/Estudante

Enem 2011: O desabafo de um estudante

  1. galdino disse:

    Ótima reflexão. Não sou contra a seleção do vestibular, mas sou a favor que o processo seletivo seja vocacional. O que números complexos vai servir a um advogado? Nos Estados Unidos existe o Career`s day (dia da carreira ou dia vocacional),quando os alunos terminam o ensino médio, no qual eles são ouvidos por profissionais sobre as vantagens e desvantagens da profissão que querem abraçar. Concordo plenamente com o jovem com a questão dos pleiteadores a médicos, a maioria só querem status. Por isso que saímos mais doentes dos hospitais que quando entramos, ante o mau humor e a estupidez de alguns que se dizem profissionais. Não precisa nem dizer se eles gostam ou não da profissão.

    1. Ronaldo disse:

      Galdino, mesmo nos Estados Unidos, que você usou como exemplo, existem dois testes de seleção nos moldes do enem: o SAT(Scholastic Aptitud Test), que consiste em interpretação de texto, gramática, redação e matemática, e o ACT (American College Testing), que é mais voltado para checar o aprendizado ao longo dos anos de escola, com questões de inglês, matemática, ciências, interpretação de texto e redação. A pontuação máxima desses testes é 800, e a média, 500.

  2. Clara Bourbon disse:

    Certíssimo o Davi! E muitas pessoas responsáveis e decentes pensam como ele!

    1. Maria Aparecida G. Monteiro disse:

      São gritos como esse que merecem divulgação. O nosso país pode ter riquezas naturais, mas tbm é rico em gestores incompetentes. Como foi dito: nos empurram goela abaixo e nem nos perguntam se doeu. Os governantes lançam suas próprias leis e dizem que é para o bem do país. Bela piada.

  3. cidadao disse:

    1-Não houve vazamento na prova do ENEM
    R- Houve um uso indevido de questões usadas em pré-testes (que não deveriam constar na prova)
    2-Vocês acham mesmo que as pessoas disputando concursos de nome, como medicina, realmente sempre querem ser médicos por paixão?
    R- Por paixão ou razão, as pessoas têm o direito de escolher (e depois se arrepender) o curso que quiser.
    3-Confesso que o Exame Nacional é melhor que vestibular
    R- É tão óbvio, só os donos de cursinhos não concordam.
    4- Senhores do MEC, o Exame Nacional (e também o vestibular) são uma pilha de papéis inúteis que não contribuem em nada com o estudante.
    R- O Exame serve para selecionar o estudante. Já que criticou apresente uma outra opção ou solução para seleção dos estudantes. (Sorteio, par ou impar, queda de braço, etc.).
    5-Posso lhes dissertar abertamente sobre cinema e jornalismo, escrever sobre nomes do rádio e da música de décadas passadas, como The Beatles e Carmen Miranda, falar sobre diretores e filmes de renome, como John Hughes… Mas no meu ponto de vista, não me convém aprender o que uma cobra com baixa em plaquetas vai sentir.
    R- Vamos aprender só o que nos convém??????
    Quer dizer que o aluno deve escolher o que quer estudar e o que vai cair na sua prova???????
    6-E de que maneira soros antiofídicos ajudarão na construção de base das artes, que eu tanto preciso nos cursos de cinema e jornalismo?
    R-Engraçado, os candidatos a biólogos e veterinários, área em que os ofídios e soros são importantes, não estão reclamando por ter que estudar artes.

    Penso que o estudante de 17 anos Davi Tavares deve parar de se comportar como uma criança e começar a estudar seriamente.

    1. FabioPorto disse:

      Cidadão, quando entrei pensei em responder essas mesmas perguntas que você, mas percebi que já as tinha feito com maestria, Gênero, númeor e grau! Parabéns! Estçao desvirtuando a teoria de Paulo Freire e fazendo as coisas como se os alunos soubessem totalmente de tudo sobre educação. São alunos, e como tal ainda devem percorrer um lomgo caminho até o conhecimento teórico e prático sobre avaliação em educação.

      1. Jurandir disse:

        Quanta bobagem num texto só. E ainda publicam.

    2. Ronaldo disse:

      Cidadão, parabéns pelo seu comentário lúcido e isento.

    3. Maria Aparecida G. Monteiro disse:

      O estudante Davi está no direito de expor a sua opinião. Concordo com vc qdo refere q os assuntos n devem ser limitados, mas ao contrário do q disse, ele n se comportou como criança, pelo contrário. Soube expressar uma realidade q insistentemente querem esconder. Qdo escolhemos um curso para nos tornarmos profissionais, valorizamos a nós mesmos. E essas seleções a meu ver estão sendo conduzidas por pessoas de má índole.

  4. Maria disse:

    Prabéns garoto!!!!
    eu vejo o ENEM é apenas mas um comércio lucrativo isto sim.

  5. Carlo disse:

    VC ESTA CERTO MAIS A MAIS TB COLOQUE A CULPA NO PT NO PARTIDO PERCA DE TEMPO E 3 ANOS CONSECUTIVOS QUE TEM ESSAS FALHAS FORA QUE DILMA JA MANDOU EMBORA 6 MINISTRO E 5 DELES POR CORRUPÇÃO E POVO AINDA ACHA QUE LULA FEZ ALGO PELO BRASIL MAIS CORRUPÇÃO ONTEM NO FASTATICO NO MINHA CASA MINHA VIDA FALA SERIO NUNCA NA HISTORIA SE VIU UM PARTIDO ROUBAR TANTO O BRASIL COMO O PT E UMA PENA MESMO ELES TÃO ACABANO O BRASIL SO DEUS PRA SALVAR E ENSINAR AO POVO A VOTAR.

    1. EU SABIA! disse:

      RIDÍCULO… POR CULPA EM PARTIDOS QUANDO A CULPA É TODA NOSSA!!!

  6. Mireia disse:

    Do mesmo modo que a quase totalidade dos valesãofranciscanos ácefalos e zumbis da “grobo” eu só posso dizer: meeeeengoooooo!!!!!!!!
    Obs.: advogado é a essência desse sistema escroto e tu és burro pra @#$%$#&, Davi! Vai procurar uma laje pra encher!!!

    1. isabella disse:

      Interessante como no exato momento criticas e mais criticas são realizadas aos “sulistas” por preconceito ao nordeste, e vem uma pessoa dessas desrespeitar o pessoal do Vale!

      Mireia, honre o local onde mora! As pessoas são muito mais que isso! Critique com opinião e não com idiotices!

      1. Mireia disse:

        Isabella, vc deve ser mais uma alienada que dá motivos aos sulistas para nos chamarem de burros. Fazer o quê? Ponha sua camisa de idiota e vá torcer pelas @#$%@ deles!!!

    2. Maria Aparecida G. Monteiro disse:

      Ridícula!!!!!!!!!!

  7. Marivaldo disse:

    ENEM é uma justa porta de entrada para estudantes entrarem nas Universidades independentes de raças, classes sociais e de locais de moradias. Também concordo com o comentário “cidadão” acima!

  8. Murilo disse:

    Muito embora o Davi tenha demonstrado potencial para a escrita, convenhamos que os argumentos por ele avocados são nada consistentes, pois mais salutar seria se ele trouxesse, juntamente com as críticas, as possíveis soluções ao caso, evitando, assim, a inocuidade do texto.

    Ademais, uma alternativa ao ENEM (“vestibular unificado”) seria ou a regionalização das provas ou a retomada do sistema avaliativo pretérito, deste modo reduziria a probabilidade de fraudes (vazamento de provas/gabaritos) – tendo em vista as dimensões continentais do Brasil.

  9. marlla Patrícia disse:

    Concordo plenamente com o Davi, mas como ele criticou deveria ter dado as soluções também!!!

  10. eminem disse:

    A verdade sobre o professor de ensino público se parece com uma frase que o Romário uma vez soltou.

    “Eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo (trabalho)”.

    São muitos aspectos que fazem o ensino particular melhor que o público. Se eu for começar a falar, o espaço será pequeno para a publicação.

    A solução seria a divisão das vagas para os dois tipos de ensinos. Quem estudou em escola particular, concorreria com estudantes de ensino particular. E público a mesma coisa.
    .

  11. Carlo disse:

    NOSSO EU SABIA DIZ QUE A CULPA Ñ E DO PT QUEM CRIO ESSE ENEM QUE SAIBA FOI O PARTIDO PERDA DE TEMPO PT VAI SE INFORMAR A CULPA TB E E POUCO NOSSA MAIS NA DA MAIORIA E SIM DE PESSOAS COMO VC QUE VOTA NUM PARTIDO CORRUPTO QUE ROUBAM CADA DIA MAIS E MAIS DO BRASIL FALA SERIO VAI APRENDER VOTAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários