Encontro reúne profissionais de arquitetura e urbanismo em Petrolina

0

CAUDar apoio e capacitar o profissional responsável pelo planejamento urbanístico das cidades é um dos objetivos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), que realizou na última quarta-feira (4), em Petrolina, o 1º Encontro Regional no Sertão, o qual reuniu profissionais de várias cidades da região. O intuito foi apresentar a entidade e conhecer as necessidades urbanísticas das cidades sertanejas.

No mês passado, o CAU/PE realizou o evento em Caruaru. Agora foi a vez de Petrolina, que foi escolhida por ser polo – a exemplo da cidade do Agreste – e centralizar as cidades circunvizinhas. “Estamos visitando algumas cidades no sentido de compreendê-las, e entender quais as dificuldades que elas possuem, e ao mesmo tempo, questionar sobre quais são as suas necessidades. Petrolina foi escolhida por ser emblemática no Sertão, ser um polo rodeada de outras cidades”, declarou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Roberto Montezuma.

O presidente ainda afirmou que Petrolina necessita atualmente de um planejamento urbanístico. “A construção da cidade foi planejada, porém todo plano deve ser alimentado, reinventado, e hoje Petrolina não está mais sob um plano ordenador. A partir do planejamento é possível antecipar o ‘drama’ das cidades e Petrolina tem um grande potencial para ser o articulador do seu território”, avalia.

“Nós trabalhamos para dar apoio ao profissional local, que conhece muito mais o problema da cidade, da região, e dizer a esse profissional que ele tem todo o nosso apoio, exatamente para que possa desenvolver seu trabalho. O CAU quer ser o vetor, onde os planos urbanísticos da cidade serão feitos com a colaboração dos profissionais locais”, relatou o conselheiro e diretor do CAU/PE, Roberto Freitas.

O Conselho realizará um evento estadual na segunda quinzena do mês de julho, no Recife (PE), e levará as propostas de urbanização construídas no encontro em Caruaru e em Petrolina.

Conheça mais sobre o CAU/PE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome