Encontro em Juazeiro reúne dirigentes municipais da Educação de várias cidades do norte baiano

0
(Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A secretária de Educação e Juventude (Seduc), Lucinete Alves, e a assessora de Planejamento Lorene Ribeiro, participaram na segunda-feira (16) do 1º Encontro Formativo para Dirigentes Municipais do Território 10 – Sertão do São Francisco, com representantes da Educação de seis municípios, na Escola de Formação de Educadores (EFEJ), em Juazeiro.

A secretária de Educação de Sobradinho e também diretora do Território 10, Ducilene Soares, deu as boas-vindas aos dirigentes de Juazeiro, Sento-Sé, Pilão Arcado, Casa Nova, Remanso e Sobradinho, que durante todo o dia participaram da formação sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Plataforma Conviva Educação e a BNCC nas práticas pedagógicas.

A articuladora do Conviva Bahia, Zuma da Silva, explicou que a plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação, equipes técnicas das secretarias, além das suas funções e as contribuições na organização das redes de ensino. “Essa plataforma pode auxiliar no monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), como exemplo a Meta 7 (que trata da qualidade da educação), fazendo uma articulação entre Indicadores Educacionais e Plano de Ação, além de ser uma ferramenta importante em várias áreas da gestão da Educação”, ressaltou.

Conteúdos

Lançado em 2013 pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conviva oferece conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências voltadas às áreas da gestão municipal, orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação, indicadores educacionais, relacionamento entre Secretarias Municipais de Educação e Escolas. Atualmente, a plataforma tem 90% dos municípios brasileiros cadastrados.

Os secretários e técnicos municipais agradeceram e parabenizaram a equipe de Sobradinho pela realização do encontro e de Juazeiro pela acolhida. “Achei o encontro muito proveitoso, discutimos sobre pautas relevantes para a Educação e agradeço pelo suporte e colaboração prestados aos municípios”, disse a secretária do município de Pilão Arcado, Rose Rocha.

Quero agradecer a participação de todos e parabenizar a Ducilene. O encontro foi muito positivo, o objetivo de todos os dirigentes é fortalecer, integrar e trocar experiências para construirmos, juntos, uma educação pública de qualidade na nossa região”, concluiu a secretária de Juazeiro, Lucinete Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome