Encerrada em Juazeiro 13ª Semana do Bebê com programação no João Paulo II

por Carlos Britto // 19 de maio de 2023 às 21:00

Foto: Luan Medrado/Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro (BA) encerrou nesta sexta-feira (19) a programação alusiva à 13ª Semana do Bebê, um evento realizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Saúde (Sesau) e Educação e Juventude (Seduc). No dia de hoje as atividades aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro João Paulo II, reunindo gestantes, mamães e bebês para um momento com muita informação sobre a primeira infância que foi regado a lanche, entrega de enxovais e sorteio de brindes.

O tema deste ano foi ‘Desafios e Potencialidades para uma Primeira Infância Saudável’. Maria Eduarda Lima Pereira está gestante de 37 semanas do primeiro filho. Ela mora no bairro João Paulo II e fez questão de participar para ficar por dentro de todas as informações sobre os cuidados com o seu bem mais precioso. “Eu acho bom, porque tem coisa que a gente nem sabe e elas aqui ensinam para a gente muita coisa“, destacou.

No CRAS do bairro, um acolhimento diferenciado foi preparado para receber as gestantes, mamães e crianças. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade também integrou a programação e levou muita informação e cuidados com a saúde das participantes. “Entregamos kits de gestantes para as mães que não têm condições de comprar. Teve palestra sobre acompanhamento nutricional e as condições e cuidados durante a gestação“, explicou o responsável pelo CRAS João Paulo II, Jamisson Clésio Carvalho.

Foto: Luan Medrado/Ascom PMJ

Programação

Durante toda a semana foi montada uma programação completa nos CRAS, nas escolas e nas UBSs.  Na quinta-feira (18) as UBSs encerraram a programação com orientações para gestantes e a importância da vacinação. “As Unidades Básicas de Saúde não são apenas para atender enfermos, mas também para prevenir as doenças, orientar as famílias das comunidades às quais estão inseridas“, resumiu a estudante de Medicina, Layra Figueiredo, interna da UBS Maringá. Durante as palestras realizadas na Semana do Bebê, as mães foram orientadas sobre amamentação, alimentação, marcos do desenvolvimento dos bebês e vacinação.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) também participaram da Semana com a oferta de ações de saúde bucal, orientação nutricional e a confecção de cartinhas entregues à prefeita Suzana Ramos. Ontem os alunos da EMEI Maria Suely Medrado Araújo receberam a visita da paratleta Nanny Santos, que contou sua experiência com a educação inclusiva e falou sobre os cuidados com seu filho Lucca.

Ao longo da semana, com programação lúdica, recreativa e abastecida de alimentos saudáveis, escolas, como a EMEI Edivânia Santos Cardoso também realizaram momentos de interação alimentar cheios de diversão e aprovação de sabores. Abordando o tema ‘Quanto tem de açúcar’, nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) reuniram a comunidade escolar para compartilhar informações sobre a importância de hábitos de alimentação saudável desde a primeira infância.

A 13ª Semana do Bebê começou no último domingo (13) e foi encerrada hoje. É fruto de uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’ articulado por uma força tarefa entre as três secretarias, cuja proposta é discutir políticas públicas para a primeira infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ciclo da extorsão isso sim, bebidas superfaturadas, espaços superfaturados, atrações superfaturadas, até o estacionamento custa os olhos da cara, numa…