Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para os candidatos cotistas que pretendem concorrer ao vestibular tradicional (não seriado) da Universidade de Pernambuco (UPE). No primeiro ano em que está totalmente gratuita, sem cobrança de qualquer mensalidade, a UPE oferece. 2.864 vagas.
A taxa de inscrição custa R$ 100 e deve ser paga em qualquer casa lotérica da Caixa Econômica Federal, em todo território nacional. Segundo informações do pe360graus, o critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado.
O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental (II segmento – 5ª à 8ª séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas.
Quem não informar o Número de Inscrição Social (NIS) não poderá se inscrever como isento. As provas acontecem numa única etapa, nos dia 28, 29 e 30/11 e o resultado deve ser divulgado até o dia 21 de dezembro de 2010.



não é justo ,sistema de cotas é pra incentivar alunos de escola publica, se estudar pelo menos um desses anos em outra escola,de outro estado , não tem direito,mesmo estudando sempre em escola publica, meu caso foi esse , perdi por ter não ter cursado 5 e 6 serie em pernambuco,mas sempre estudei em escola publica,e sou agora obrigada a concorrer com pessoas que tiveram estudo particular,e tem dinheiro pra estudar,isso é uma forma de discriminação contra os outros estados,tira nossa direito,não existe lei estadual que especifique ensino fundamental,e também no CONSUN diz somente ensino médio.