Empresas do Sertão ganham prêmio nacional

por Carlos Britto // 19 de abril de 2009 às 15:45

Pernambuco fez bonito na sexta edição do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Duas candidatas do Estado foram premiadas. A fazenda Frutti Hall, de Petrolina, ficou em primeiro na categoria agronegócios e a Escola Professor Paulo Freire, de Salgueiro, ganhou na categoria serviços de educação. O evento de premiação foi realizado no último dia 16, em Brasília.

Ao todo, 53 mil pequenas e micro empresas brasileiras se inscreveram e desse total, 129 foram selecionadas para a disputa em nove categorias: agronegócios, comércio, indústria, educação, saúde, tecnologia da informação, turismo, serviços e destaque em responsabilidade social.

As duas empresas pernambucanas premiadas já tinham vencido, no ano passado, a versão local do prêmio. A Escola Professor Paulo Freire teve destaque por causa da atualização constante das relações que estabelece com os conteúdos curriculares, formação continuada de seus profissionais, sistema de avaliação e recursos de apoio pedagógico.

A escola privada existe desde 1989, no município de Salgueiro. Nela há turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio com preparação para o vestibular. A escola já tinha se destacado em outras premiações como o Prêmio Ibero-americano de Excelência Educativa, conferido em Congressos realizados no Panamá (Cidade do Panamá), em 2007, e no Equador (Guayaquil), em 2008 e o Prêmio Destaque na 8ª Ciência Jovem de Pernambuco, realizado pelo Espaço Ciência, em 2002.
A Frutti Hall atua no Vale do São Francisco e surgiu por causa de uma pesquisa feita para a monografia do filho da proprietária, Iolanda Naressi.

ARTESANATO

O Sebrae divulgou também a lista das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. Pernambuco tem sete nomes no ranking. O Estado campeão no número de empresas selecionadas foi o Piauí com nove exemplos. Mais informações estão disponíveis no site do órgão: www.sebrae.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *