Emoção marca entrega da comenda Ana Oliveira na Câmara de Juazeiro

1
Lucinha Mota recebe Comenda Ana Oliveira. (Foto: Divulgação)

Em uma solenidade prestigiada, a Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) fez no início da noite de ontem (19) a entrega da Comenda Ana Oliveira a três mulheres escolhidas pelas vereadoras em exercício que se destacaram por sua atuação na comunidade, por seu exemplo de superação ou dedicação a uma causa.

Foram homenageadas Isabel Ane dos Santos Cruz, geriatra, conhecida nos Postos de Saúde de Juazeiro com a “Santa dos velhinhos”; Luzinete Dias da Costa, que de auxiliar de enfermagem formou-se em pedagogia e hoje é professora reconhecida no município; e Lucinha Mota, a mãe da pequena Beatriz Angélica, assassinada em uma escola particular de Petrolina e que tem conduzido uma incansável batalha pela elucidação do crime e punição dos criminosos.

Cada uma delas emocionou o público presente de forma diferente. Lucinha, ao falar da sua “luta que não terá resultados, pois não trará de volta minha filha”, levou às lágrimas a comunidade que lotava o auditório; Luzinete, ao relatar seu sofrimento e esforço e a alegria com que ensina, cria e incentiva seus alunos arrancou sorrisos; e Drª Isabel, aplaudida de pé por idosos que compareceram à solenidade.

Cada uma delas é exemplo de vida e da capacidade das mulheres fortes de Juazeiro”, discursou o presidente da Casa legislativa, Alex Tanuri (PSL), antes de passar a presidência à Neguinha da Santa Casa (MDB), a única das três vereadoras no exercício do mandato.

Geriatra Izabel dos Santos recebe Comenda Ana Oliveira. (Foto: Divulgação)

Criador da Comenda

Charles Leal relembrou sua iniciativa de criar a Comenda Ana Oliveira, homenageando a primeira vereadora de Juazeiro e também primeira deputada da região. “Uma mulher de luta, que àquela época superou enormes dificuldades para estar na vida pública”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade grupos das comunidades atendidas pela Drª Isabel, autoridades e secretários. Já a Mesa foi formada pela advogada Lais Moraes, da OAB Mulher; Katussia Almeida, do Conselho Municipal da Mulher; tenente Dalete Brandão, Comandante da Ronda Maria da Penha e o juiz Aroldo Nascimento, da Vara da Família, que proferiu uma palestra no início da solenidade. Ainda na Mesa estavam a secretária de Ação Social, vereadora licenciada Cida Gama, e presente a vereadora também licenciada Tia Célia, hoje assessora especial do prefeito Paulo Bomfim.

Compareceram à sessão os vereadores Anastácio Assis (PCdoB), Aníbal Araújo (PTC), Charles Leal (PDT), Florêncio Galdino (PDT), Joseilson Marcelo (PTB), Reinaldo de Sabino (PCdoB), Bene Marques (PSDB), Josafá Mota (PTC), Inaldo Loiola (PCdoB), Alan Jones (PTC), Domingão da Aliança (PRTB) e Jean Gomes (PT).

Luzinete Dias recebe Comenda Ana Oliveira. (Foto: Divulgação)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome