Emenda de Marília retira capitalização da reforma da Previdência e frusta intenção de Paulo Guedes

13
Foto-montagem : reprodução

A emenda supressiva nº 184 apresentada pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE) à PEC da Reforma da Previdência, foi acatada integralmente no relatório apresentado, semana passada, pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), na comissão especial da Câmara dos Deputados. Isso colocou uma pedra sobre um sonho antigo do ministro da Fazenda Paulo Guedes, retirando do texto a ser votado a possibilidade de implantação do regime de capitalização.

No sistema de capitalização o trabalhador e a trabalhadora ficam obrigados a depositar, pelo tempo estabelecido, uma parte de seu salário, sem contribuição dos empregadores ou do Estado.

Marília lembra que iniciativas como esta já foram implantadas em outros países que hoje vivem uma situação insustentável, com aposentadorias inferiores ao salário mínimo. A experiência chilena é um exemplo claro: mais de 90% dos aposentados chilenos recebem pelo regime de capitalização. Seus proventos equivalem a pouco menos de 60% do salário mínimo daquele país. As dificuldades econômicas causadas pela queda de renda tem provocado inúmeros casos de depressão e suicídio na população idosa chilena.

Entes federativos

Outra emenda apresentada pela parlamentar petista foi a EMC nº 185, que propunha a retirada do texto da PEC do trecho que faculta aos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e municípios) estabelecer critério para concessão do abono de permanência. Esse abono corresponde ao valor da contribuição previdenciária mensal do servidor público que já poderia ter se aposentado, por ter cumprido todos os requisitos, mas optou por continuar trabalhando. Ou seja, é um mecanismo que defende o servidor.

A proposta foi parcialmente acatada no relatório. A previsão é de que o relatório final da PEC seja votado na comissão especial nas próximas semanas e siga para a apreciação do Plenário da Câmara.

13 COMENTÁRIOS

  1. A intenção de quem destruiu o Brasil é não deixar ele ser r construído. O PT é um câncer, uma metástase, um colorido de delinquentes que, enquanto puderem, vão inviabilizar a nação.

  2. Não sou de direita nem de esquerda, mas se eu fosse um parlamentar de direita era contra essa proposta de capitalização também, quando vc ficar velho e se aposentar vc vai agradecer esse senhora por fazer isto a seu favor, ou só se vc for milionario que nunca vai ser preciso se aposentar, se vc for um proprietário de banco ai sim concordo com vc, ai tem que ser contra, senão for ai vou achar que vc é um idiota sem noção do que está falando. Desculpa o termo mas é isso que eu penso.

    • O sistema de capitalização funciona justamente por fazer o que nossa constituição demagoga não ensina: Depender menos do Estado. Funciona em todas as nações e não sei porque cargas d’água não funcionaria aqui. O grande problema é que todos – inclusive os que pateticamente não se assumem como direita ou esquerda e tomam partido pelas posições de esquerda e que na verdade são apenas esquerdistas frouxos- se acostumaram aí Estado babá, nosso povo está longe de saber o que é liberdade. Não enxergar isso sim, é ser um idiota sem noção.

    • Quando a pessoa começa uma frase falando “Não sou de esquerda, mas…”, pode ter certeza que votou no PT e associados por, no mínimo, umas 3 eleições.

    • Nunca vi, em lugar nenhum do mundo, banqueiros terem interesse em ajudar alguém que não seja a si mesmo! Obrigada Marília, independente de partido! Como muitas decisões já tomadas por nossos políticos ao longo dos anos, essa seria talvez a pior de todas! Eternamente grata!

    • O sistema de capitalização funciona justamente por fazer o que nossa constituição demagoga não ensina: Depender menos do Estado. Funciona em todas as nações e não sei porque cargas d’água não funcionaria aqui. O grande problema é que todos – inclusive os que pateticamente não se assumem como direita ou esquerda e tomam partido pelas posições de esquerda e que na verdade são apenas esquerdistas frouxos- se acostumaram aí Estado babá, nosso povo está longe de saber o que é liberdade. Não enxergar isso sim, é ser um idiota sem noção.

    • Outra coisa patética que a internet trouxe foram os soberbos analfabetos. Posam de superiores, zombam da opinião alheia mas no tem capacidade alguma de refutação e argumentação. Puro embuste misturado com babaquice. Nem para robôs servem. A não ser para defenderem opiniões contrárias a quadrilha petista, ou seja, não são robôs mas são zumbis.

  3. PT umas das maiores facções satânicas criminosa corrupta que acabou com o Brasil e continua atrapalhando o novo governo de trabalhar pelo Brasil e pelo povo brasileiro coisa que nunca fez em 16 anos de governo que só roubou e matou muita gente , integrantes desta facção tem que ir todas e dodos para cadeia !
    Se fosse em um país sério estes vermes bandido corruptos já teria sido executado por tanto crimes cometidos a nação e o povo !

  4. Esse governo é uma piada, os bolsominions podem espernear à vontade. Todo dia uma derrota diferente no congresso. Elegeram essa mula agora aguentem. Falta de aviso não foi. Superestimaram alguém que era um nada na política achando que ele faria tudo, agora só aprova medidazinha insignificante.

  5. Concerteza temos que ser contrários. O governo só quer saber deles já que não perdem seus benefícios.. io trabalhador do dia a dia.. que perde com todas estas situações

  6. Oque se ver no Brasil e Boa parte da população achar que o estado tenha que sustentar a população.
    Ou melhor a minuria da população que trabalha e pruduz tenha que sustente as mordomias e roubalheira dos políticos .
    Como também as mordomias do judiciário .
    Menos da metade da população produz seu sustento os poucos que produzem tem que se lascar para sustentar tantos parasitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome