Embrapa treina técnicos da extensão rural no Semiárido

0

Curso_Ater_Barragem_SubterrâneaOs médios produtores de leite, inclusive os do Semiárido, costumam ser pouco atendidos em programas públicos de assistência técnica. Esta é uma deficiência identificada no Plano de Safra 2013/2014 e que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quer mudar com a execução do projeto “Atualizações em Produção de Ruminantes no Semiárido”.

Por meio dele, irá promover a capacitação de profissionais (engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootécnicas, técnicos agrícolas) vinculados a órgãos públicos que trabalham junto aos agricultores nas áreas rurais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A iniciativa está alinhada com os objetivos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER.

O projeto será realizado em três módulos de cursos ministrados por pesquisadores de três Unidades da Embrapa: Semiárido, Caprinos e Meio Norte. Segundo Heber Brenner Araujo Costa, do Departamento de Produção Agropecuária Sustentável, do MAPA, o apoio técnico e o incentivo a esse segmento agropecuário devem repercutir na elevação dos níveis de produtividade e manutenção da viabilidade econômica das suas propriedades.

A programação de palestras e visitas a campos de demonstração de tecnologias elencadas nos cursos tem por base demandas da pecuária leiteira levantadas junto aos profissionais de ATER dos estados nordestinos. Assuntos como métodos de conservação de forragens, dimensionamento do rebanho, manejo sanitário e ajuste zootécnico do rebanho, raças recomendadas, principais fontes de água, dentre outros, são alguns dos que serão abordados durante os três módulos. (da Ascom)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome