Embrapa fará em Petrolina na próxima semana dias de campo sobre uvas para mesa, suco e vinho

0

uvaNa próxima semana – de 7 a 11 – a Embrapa irá fazer uma programação intensa para apresentar as diferentes cultivares de uva para mesa, suco e vinho, desenvolvidas e lançadas recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira, conduzido pela empresa de pesquisa, que estão tendo um desempenho acima das expectativas no semiárido nordestino. Os dias de campo acontecerão em diferentes áreas de produção em Petrolina, e a cada dia será apresentada uma variedade específica.

Segundo a pesquisadora Patrícia Ritschel, coordenadora do programa na Embrapa Uva e Vinho, a ideia é divulgar as cultivares que vêm mostrando um bom desempenho na região e, assim, estão ampliando a competitividade para os produtores na região. “A grande maioria das uvas que vamos apresentar são tolerantes às principais doenças da videira, em especial o míldio, o que representa uma grande vantagem para produtores e consumidores, já que esta tolerância possibilita uma redução das aplicações de fungicidas”, destaca Patrícia.

“Além de conhecerem as cultivares no campo, os participantes assistirão a apresentações sobre o desempenho delas em clima tropical e poderão degustar as uvas, os sucos ou os vinhos elaborados. Vai ser uma excelente oportunidade para conhecer as novas oportunidades para a região”, antecipa o também coordenador do Programa de Melhoramento, pesquisador João Dimas Garcia Maia. O Programa de Melhoramento Genético de Videira da Embrapa Uva e Vinho é realizado há 39 anos e já lançou 18 novas cultivares de uva: oito uvas de mesa, sendo três com sementes e cinco sem sementes, além de outras sete cultivares para suco e três para elaboração de vinhos. Os dias de campo são gratuitos. Inscrições e informações adicionais no e-mail cpatsa.nco@embrapa.br.

Quem quiser conhecer mais sobre o programa, também pode acessar o site http://www.cnpuv.embrapa.br/pesquisa/pmu/index.php?opcao=opt_05 ). O cronograma e serviço dos dias de campo podem ser conferidos no seguinte link:

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome