Embrapa beneficia comunidades quilombolas com sementes melhoradas

por Carlos Britto // 11 de abril de 2009 às 06:42

Comunidades quilombolas do semi-árido do estado de Pernambuco vão ser beneficiadas com sementes melhoradas de milho, feijão, mandioca e algodão, com maior qualidade nutricional e mais produtivas.

As sementes foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que assinou hoje (9) com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial termo de cooperação para implementação do projeto Semente Crioula- Resistência Quilombola: Soberania Alimentar na Caatinga.

O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da alimentação das comunidades quilombolas no Brasil. Inicialmente, serão atendidas as comunidades de Conceição das Crioulas, Contendas e Santana – localizadas no município de Salgueiro – e Jatobá e Santana – no município de Cabrobó.

Segundo estudos da Embrapa, que já fez levantamentos e trabalhos de base nesses locais, 52 % da população negra das cinco comunidades se encontram “em situação de insegurança alimentar”.

A participação da Empraba no projeto será voltada para a melhoria do sistema genético das sementes, principalmente do milho, do feijão, da mandioca e do algodão. Com o passar dos anos, essas sementes foram perdendo qualidade e produtividade.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *