Embaixador de Israel enaltece fruticultura irrigada de Petrolina e defende parceria na área tecnológica

0
Foto: Ascom PMP/divulgação

O prefeito em exercício de Petrolina, Simão Durando Filho, recebeu ontem (6) a visita do novo embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Arie Bass e sua comitiva. A agenda fez parte de uma série de visitas de cortesia da Embaixada de Israel ao Nordeste brasileiro no intuito de estabelecer laços entre os países, principalmente para cooperação tecnológica em recursos hídricos e na agricultura.

Na maior cidade do Sertão pernambucano, o embaixador foi apresentado aos sistemas públicos de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e também a fazendas de grande porte de produção de manga e uva. Além da Capital Sertaneja, Shmulik Bass, o chefe de Departamento Político da Embaixada de Israel, David Atar e o assessor de Agronegócios da Embaixada de Israel, Ari Fischer também conheceram o Lago de Sobradinho (BA) e a vinícola Miolo, instalada na cidade de Casa Nova (BA), onde são produzidos vinhos e produtos com certificação internacional.

Durante a visita o embaixador destacou o propósito que o fez vir até Petrolina, já reconhecida internacionalmente pela fruticultura irrigada atendendo a demandas de vários nichos pelo mundo. Por ano, são 170 mil toneladas de manga e 49 mil toneladas de uva que chegam até as mesas de países como Portugal, Canadá, Holanda, Espanha, EUA e Reino Unido, movimentando na região de Petrolina, anualmente, cerca de quase R$ 300 milhões.

Shmulik também se mostrou favorável a disponibilizar, por meio de cooperação entre os países, a moderna tecnologia de manejo das águas pelo qual Israel tornou-se afamado mundialmente, pois utiliza modelos inovadores, principalmente na captação.

Quando chegamos aqui vimos essa área florida e esse é o sonho de Israel, transformar uma área desértica em verde. Fico muito feliz de saber que a relação entre Israel e Brasil fez tão bem para tantas pessoas. Temos um ditado que diz ‘se não tem farinha, não tem Torá, o nosso livro sagrado; e mais uma vez fico contente de ver que vocês estão unindo a educação com a alimentação, isso é muito importante. Vocês são os heróis do Brasil porque mesmo com a pandemia não pararam de produzir alimentos e nesse ano a agricultura salvou a economia desse país“, revelou o embaixador.

Foto: Ascom PMP/divulgação

Osvaldo Coelho

O vice-prefeito, Simão Durando, lembrou um fato histórico que envolve a relação de Petrolina e Israel ao mencionar ida do ex-deputado Osvaldo Coelho ao país 30 anos atrás. “Osvaldo Coelho foi até Israel buscar novas tecnologias, conhecer as técnicas de irrigação para trazê-las ao Vale do São Francisco. Hoje, com muita satisfação, recebemos o embaixador de Israel, que veio ver de perto a nossa evolução, o que há de mais moderno no Brasil e no mundo na implementação agrícola, na fruticultura irrigada. Petrolina, que foi transformada a partir da irrigação, se destaca por sua gente trabalhadora, de uma força política de homens comprometidos com o desenvolvimento da região que não se deixaram desanimar pelas adversidades do nosso clima semiárido nordestino. Nos enche de orgulho saber que o que estamos fazendo aqui não deixa a desejar para nenhum país do mundo“, ressaltou.

Também estiveram presentes na ocasião o diretor da Codevasf, Luís Napoleão, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aerolande Cruz, o superintendente regional da 3ª SR Codevasf, Aurivalter Cordeiro, o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho – entre outras autoridades locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dezenove + 13 =