Em um ano, guarda-vidas de Juazeiro consegue reduzir em 90% afogamentos no rio

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2022 às 14:46

Foto: Ascom PMJ/Seculte divulgação

Vinculada à Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), a equipe de guarda-vidas completou nesta semana um ano de atuação com números dignos de comemorar. O município registrou uma redução de 90% nas ocorrências envolvendo afogamentos.

Com a nossa presença já auxiliamos para que muitas ocorrências não chegassem a acontecer e conseguimos diminuir 90% delas. Nós estamos sempre realizando treinamentos e buscando nos especializar para ofertar o melhor serviço à população“, destaca o coordenador do grupo, Eriel Henrique.

São sete guarda-vidas que atuam na orla de domingo a domingo, das 8h às 17h, no perímetro entre a Marinha até o Bairro Angari. A equipe realiza rondas diárias e trabalha na educação, prevenção e salvamento quando necessário. De acordo com Eriel, a prevenção é de grande importância, sobretudo aos finais de semana. “Nós trabalhamos diuturnamente e abordamos os banhistas, as pessoas que vão utilizar os caiaques, orientamos que a Orla não é um lugar próprio para banho e falamos principalmente com aqueles que têm o costume de beber e ir nadar no rio“, explica.

Dicas

O coordenador aproveitou ainda para dar dicas essenciais a quem pretende se refrescar nos dias quentes no Rio São Francisco. “As dicas principais são: não se afastar da margem e observar sempre onde há guarda-vidas e bandeiras vermelhas que indicam perigo. Ideal ficar com água abaixo do umbigo e cuidado redobrado com crianças: se estiver com elas, não ingerir bebida alcoólica e não deixá-las nenhum minuto sem supervisão“, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.