Em três meses, SMS supera 3,3 mil exames de mamografia em Petrolina

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2022 às 16:46

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Em meio às atividades voltadas à Campanha ‘Outubro Rosa’, que leva conscientização acerca do combate e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atingiu, nos últimos três meses, 3.374 exames de mamografias em Petrolina. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países.

Somente no Centro de Referência em Saúde da Mulher, foram realizados mais de 2 mil exames através do Mamógrafo. “Ao longo do ano, ofertamos exames de mamografias nas clínicas particulares que têm convênio com o SUS e no Mamógrafo, equipamento que foi adquirido pelo município. O câncer de mama é o tipo mais comum e a causa mais frequente de morte entre a população feminina, mas quando a doença é detectada no início, as chances de cura são grandes“, destaca a secretária executiva de Gestão, Cássia Guimarães.

Para ter acesso ao exame, a mulher precisa agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Caso seja necessário, o profissional médico fará o encaminhamento para a realização do procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.