Em Sento-Sé, SAAE intensifica combate a ligações clandestinas de água

por Carlos Britto // 13 de outubro de 2022 às 20:37

Foto: Ascom PMSSÉ/SAAE divulgação

Em Sento-Sé, norte da Bahia, as ligações clandestinas e o mau uso da água potável estão entre os maiores problemas que afetam o abastecimento na cidade – a exemplo de diversas outras pelo país afora. O problema se agrava principalmente nos períodos mais quentes, quando o consumo sofre um aumento significativo. Por essa razão o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) do município vem atuando fortemente para coibir tais práticas.

Estamos intensificando a fiscalização. Nesta quarta-feira (12), mesmo sendo feriado, as equipes trabalharam fiscalizando as propriedades rurais localizadas nas proximidades de Riacho dos Paes“, destacou o diretor do SAAE, Adriano Almeida, acrescentado que a medida visa a manter o fornecimento adequado de água nas comunidades de Riacho dos Paes e Capeado.

Conhecidas no popular como ‘gatos’, as ligações clandestinas prejudicam não só a família abastecida, mas toda a comunidade, uma vez que a água vai perdendo força com as interferências irregulares e não chega à todos.

De acordo com Almeida, a autarquia tem recebido muitas denúncias de propriedades rurais usando água de forma irracional, para irrigar plantações. “Todos os proprietários rurais são instruídos sobre a proibição de irrigar plantio com água potável. Estamos investindo na colocação de hidrômetros em todas as propriedades rurais, justamente para controlar esse tipo de ação. Nossa meta é concluir esse serviço ainda este mês“, ressaltou.

Denúncias

O gestor reforça que é importante a população colaborar e denunciar. “Se alguém souber de uma ligação clandestina, denuncie, pois estará contribuindo para melhorar o abastecimento de água de toda a cidade. É só ligar para os números (74) 3537-2197/ 9 9949-0918 e informar o local. O denunciante não será identificado“, orientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.