Em Salgueiro (PE), chuvas já animam agricultores a investirem para a próxima safra

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2013 às 14:00

barragem salgueiroUm dos municípios pernambucanos onde foram registradas as maiores precipitações pluviométricas – 85 milímetros de chuva nos últimos quatro dias – Salgueiro, no Sertão Central, começa a sinalizar para a retomada de algumas culturas na área de sequeiro.

Aliviados pelas recentes chuvas, os agricultores do município já pensam em investir em suas roças para recuperarem os prejuízos com a estiagem mais rigorosa das últimas três décadas.

Graças a Deus agora choveu e dá pra iniciar o plantio do milho, feijão, mamona e capim. Vamos começar com um pouco de atraso, mas vai dar para plantar ainda”, diz o agricultor João Gondim, 49 anos, da comunidade Baixio Verde. Para ele, as boas chuvas que caíram foram suficientes para armazenar água em sua cisterna para quatro meses.

A cisterna está com uma faixa de 6 mil litros de água. Já é uma ajuda grande. Estou muito satisfeito com as chuvas porque estava muito difícil sem água para beber. Hoje a mata está verde, tem água e alimento para os animais. Agora vou aproveitar para plantar”, comemora.

Outro agricultor, Lindomar da Silva, 37, do Baixio da Cacimbinha, sempre acorda cedo na expectativa de dias melhores, que finalmente parecem ter chegado. No local, segundo ele, a família toda trabalha e a previsão no momento é de boa colheita. “A mudança foi um alívio. A chuva ainda é fraca, mas já traz felicidade pra muita gente. Com essa chuva esperamos que as culturas de milho, feijão e cebola já comecem a se restabelecer. Não há como recuperar o que foi perdido por causa da seca”, disse Lindomar.

Perspectiva

O prefeito Marcones Sá também não escondeu sua alegria pela mudança climática na região. “No Sertão Central, especialmente as áreas rurais, tivemos o relato de que todos os distritos, uns mais e outros menos, registraram ocorrência da chuva, já resolvendo a questão da reserva de água em alguns locais. A alegria também é grande devido à forte chuva ocorrida nesse fim de semana no município de Verdejante, que encheu o açude de Algodões, onde a bacia deságua para Salgueiro e isso traz também uma alegria a todos que fazem o leito do riacho até Terra Nova. As coisas começam a se equilibrar e dar sinais de que o inverno será bom, com perspectiva de boa uma produção”, estimou. (Foto: Ascom PMS/divulgação)

Em Salgueiro (PE), chuvas já animam agricultores a investirem para a próxima safra

  1. Andrade disse:

    Água pra molhar o tacho e depois raspar, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários