Em reencontro com público, Companhia Mamulengo de Sobradinho volta a encantar

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2021 às 21:35

Foto: Ascom Cia Mamulengo e Grupo Gestos e Ações/divulgação

Há quase 30 anos eles iniciaram suas primeiras apresentações com bonecos fantoches na cidade de Sobradinho, norte da Bahia Passaram por vários municípios baianos e chegaram a se apresentar até em Salvador e outras cidades próximas à capital baiana. O tempo voou e os bonecos, aos poucos, voltam a trazer a alegria e arrancar muitas gargalhadas aonde chegam.  O espetáculo é cheio de personagens inusitados como o garoto “Chimbica”, cheio de graça, alegria e irreverências. Foi assim durante o mais recente espetáculo da Companhia durante a Feira da Economia Solidária, realizada na semana passada na Terra da Barragem.

Esse reencontro com o público trouxe de volta o boneco Venâncio e sua esposa Catarina, os quais encantaram crianças e adultos que se renderam ao encanto desta arte tradicional do Nordeste brasileira cultivada em Sobradinho pelos artistas da companhia. Estes resistem em disseminar essa manifestação, contribuindo para que ela não desapareça e permaneça viva no imaginário do povo.

Dona Alzira, moradora da S-09, disse que os bonecos alegraram bastante a noite dela e, como fã desse trabalho ao longo anos, ela sempre assiste às apresentações das Companhia junto com a família. Os artistas Raimundo Fábio e Maria Rita se despediram do evento agradecendo pela oportunidade, mesmo no atual momento, pois devido às restrições impostas pela pandemia, há muito tempo estavam com saudade de fazer uma apresentação sentido a energia que tem um espetáculo com a presença do público interagindo como os bonecos. É a magia da cultura e da arte tocando o espírito das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *