Em Petrolina, matrículas online na rede municipal acabam com filas em escolas

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2022 às 20:42

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

Em Petrolina, as filas de pais em busca de vagas para os filhos em escolas de Petrolina ficaram para trás. Com a informatização das matrículas na rede municipal de ensino, quem vai a uma das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nesta época do ano se surpreende com um ambiente tranquilo. Desde 2020 a prefeitura de Petrolina – por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) – realiza a matrícula de forma virtual, democratizando o acesso e dando mais um passo na construção de uma cidade inteligente.

A modernização desse processo é resultado do trabalho da pasta, a partir das prioridades estabelecidas no planejamento estratégico da administração municipal. Quando assumiu a gestão da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em 2016, a gestora Eli Gonçalves lembra que o período de matrículas era um dos mais complicados na unidade.

Os pais dormiam na porta da escola. De manhã, quando alguns percebiam que não conseguiriam a vaga, começavam as brigas. O processo eletrônico é bastante interessante porque as famílias conseguem consultar pela internet se há disponível a vaga desejada e solicitar online mesmo. Então, quando vem para a escola, chega somente para confirmar a matrícula“, revela a gestora.

Para o secretário da pasta, Plínio Amorim, o conforto para os pais e equipes das escolas era uma das grandes preocupações da administração municipal. “A matrícula online foi um passo muito importante que o prefeito Miguel Coelho deu no processo de modernização da rede municipal de ensino, pois facilita bastante a vida de toda comunidade escolar. Através do telefone celular e do computador, é possível fazer a matrícula dos alunos. Só há a necessidade de ir à escola, para levar a documentação, o que eles podem fazer em qualquer hora do dia na data prevista do calendário escolar e dentro do horário de funcionamento da unidade. Uma grande ação da atual gestão para melhorar a vida das pessoas“, avaliou.

Como proceder

A matrícula ocorre pelo site da Prefeitura de Petrolina, no endereço eletrônico ou pelo portal da SEDUCE. Ao acessar, é obrigatório colocar os nomes do aluno e da mãe, o e-mail do estudante, a série/ano que ele vai cursar em 2022, a data de nascimento e um telefone para contato. Após a realização deste cadastro, a Secretaria vai realizar uma seleção das vagas que a família escolheu, para então efetivar a matrícula. A confirmação deverá ser realizada através da entrega da documentação do aluno e do responsável legal na secretaria da unidade escolar em que a vaga foi reservada. Caso os pais não consigam a vaga pelo sistema online, a Secretaria da Educação se responsabilizará por garantir o acesso do aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *