Em parceria com ONG, Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro dá continuidade a ações de captura de abelhas

0
Foto: Ascom PMP/SEMAURB divulgação

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro (BA), em parceria com o grupo Abelha Viva, dá prosseguimento às ações de retirada dos insetos em vários pontos da cidade. Até o momento foram realizados 16 capturas de abelhas no mês de janeiro, enquanto nos primeiros dias de fevereiro as equipes somaram mais cinco.

Uma das ações mais recentes foi realizada no Estádio Adauto Moraes, atendendo a uma solicitação de urgência da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). No local, as equipes encontraram três enxames escondidos numa caixa de isopor num depósito, dentro de uma parede e no sistema de som instalado numa torre de iluminação.

Outro chamado foi para retirar um enxame alojado na Praça Américo Tanuri, no bairro Piranga I. Nas duas situações a espécie encontrada foi a Apis Mellifera, popularmente conhecida como abelha africanizada ou abelha com ferrão, que costuma migrar para áreas urbanas em busca de água e recursos florais. Após a captura, os enxames foram levados para dois apiários localizados na comunidade do Rodeadouro e também no distrito de Carnaíba do Sertão, onde foi feita a soltura.

Cuidados

Coordenadora do grupo Abelha Viva, Lícia Regina Lopes faz um alerta à população. “A abelha africanizada é altamente defensiva e pode atacar, caso mexam no enxame. Se a população avistar um enxame, o ideal é se afastar, não fazer barulho, nem atear fogo ou colocar fumaça. Em caso de ataque, não esprema o ferrão, apenas lave o local com água e sabão e procure imediatamente o atendimento de emergência. E não tente remover sozinho o enxame. Procure a SEMAURB, o Corpo de Bombeiros ou o grupo Abelha Viva para fazer a remoção“, orientou.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental da secretaria recebe uma média de 40 solicitações para esse tipo de serviço por mês. Para denunciar a presença de abelhas em logradouros públicos ou privados, basta procurar a SEMAURB, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, Centro, ou através do telefone (74) 3612-3581.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome