Em nova polêmica, vereadores de Petrolina aprovam projeto dos precatórios

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2011 às 07:57

Em mais uma longa sessão marcada por muitas controvérsias, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou o projeto enviado pelo prefeito Júlio Lóssio, criando uma Câmara de Conciliação para o pagamento de precatórios – as dívidas judiciais contraídas pelo município junto a várias empresas. Por nove votos a favor e dois contra, o projeto passou em primeira e segunda votação. As vereadoras Anatélia Porto (PSD) e Márcia Cavalcante (PSD) se abstiveram de votar. Os dois vereadores contrários ao projeto foram Alvorlande Cruz (PRTB) e Osinaldo Souza (PP), respectivamente presidente e relator da Comissão de Finanças da Casa Plínio Amorim.

Inconformados por terem perdido a autonomia de darem seus pareceres ao projeto, depois de a presidente da Mesa Diretora, Maria Elena Alencar (PSB), ter nomeado, semana passada, uma comissão especial com este objetivo, Alvorlande e Osinaldo deixaram a sessão de ontem prometendo questionar na justiça a decisão de Maria Elena.

Em relação à aprovação do projeto, as discussões provocaram muitas dúvidas – motivo justificado pela vereadora Márcia a não votar no projeto. Para ela, o tema deveria ser mais bem aprofundado antes de ser levado à votação.

Um das polêmicas foi levantada por Alvorlande. Munido de uma pilha de documentos, o vereador justificou que a forma como o projeto foi colocado representa “uma enganação” ao povo de Petrolina. Em tom de crítica, Alvorlande afirmou que é a primeira vez que vê uma câmara municipal ser maior do que o Congresso, referindo-se à emenda aditiva respaldada pela relatora Cristina Costa (PT), pela qual determina que os precatórios de menor valor deverão ter prioridade nos pagamentos. “Não existe isso. É por ordem cronológica (de quem entrou na justiça). Vou me envergonhar quando sair daqui vendo essa emenda aprovada”, afirmou.

O projeto

Pela decisão de ontem da maioria dos vereadores, pelo menos 50% dos recursos municipais destinados ao pagamento de precatórios, como determina a Constituição Federal, deverão priorizar a Construtora CM Machado (cuja dívida com a prefeitura pode chegar a R$ 33 milhões) e a família do ex-vereador Edvaldo Gomes (já falecido). O saldo atual da prefeitura, já existente em uma conta especial criada só para este fim, é de R$ 2,2 milhões. O valor é referente a 1% da receita corrente líquida do município – depositado mensalmente pela prefeitura, que terá até 15 anos para efetuar o pagamento.

O Tribunal de Justiça é o responsável pela administração dos recursos para pagar os precatórios. No total, 29 credores estão na lista de pagamento. Estes deverão negociar com o município por meio da Câmara de Conciliação. Como não vão querer esperar tanto tempo para receberem, poderão ser privilegiados se aceitarem descontos propostos pelo Executivo, através dessa Câmara.

Em nova polêmica, vereadores de Petrolina aprovam projeto dos precatórios

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    Realmente a atuação desse pessoal que compõe a Câmara de Vereadores de Petrolina, é vergonhosa. Eles que se conhecem bem e sabem as manobras que ambos fazem para beneficiar os mais mesquinhos dos interesses individuais pessoais de cada um.

    -HÁ!! O POVO. se votasse de forma livre desses mesmos interesses. A coisa seria bem diferente.

    Tudo que falam um contra os outros são verdades inalienáveis. Eles se conhecem, são iguais as irmãos. Você duvida????

  2. Francesco disse:

    Grande projeto de Júlio Lóssio, e parabéns a Câmara Municipal. Grande tacada criar uma câmara para negociar desconto dos valores que o Município tem a pagar.

  3. ANTONIO disse:

    Que vergonha, ainda bem que Petrolina tem vereadoras como Anatélia e Márcia Cavalcante.

  4. Valéria Santiago disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk!! Antônio! Não poderia ter dito coisa mais engraçada!! Que comédia…

  5. cidadão disse:

    MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUIZO É ASSIM QUE FUNCIONA A POLITICA

  6. Jorge Luiz disse:

    A pressão foi grande. Eita Presidente valente. So que agora ela vai enfrentar é o odio disfarçado daqueles, que mesmo errados, não sabe perder.

  7. Rei disse:

    Essa polemica toda porque voce Presidente tem pulso e não se deixa abater. Siga em frente que sua legião de eleitores e amigos seguirão ao .seu lado. Eu declaradamente sou um deles. reinaldo.aires@hotmail.com.br

  8. Luiza disse:

    Faço fila com voce Rei. Penso que ate Cristo, Deus feito homem,não se viu livre dos seus algozes, quanto mais essas destemidas mulheres Vereadoras cheias de vontade de realizar bons frutos dentro dos seus mandatos , cheias de coragem e protegidas pela vontade popular entre elas, pessoas como voce, como eu e como tantas outras que cada vez mais se indiguinam com essas mentiras e perseguições( quem não lembra do processo da eleiição para escolha da mesa diretora? ali eles mostraram do que são capazes, so que so estão acumulando derrotas )e não veem a hora de demonstrar pelo voto quem estava com a razão. Parabens Cristina ,Maria Elena Jussaria ,Anatelia Marcia e Raimunda. Se unam cada vez mais para derrotar as forças negativas que tentam se sobrepor as suas. Voc~es estão no caminho certo da coerencia, da verdade e do trabalho, Contudo, é impressão ou a Vereadora Marcia esta agora do lado deles. Não posso acredita nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários