Em nota, governo de Pernambuco se pronuncia sobre paralisação de pipeiros do Sertão

por Carlos Britto // 16 de março de 2016 às 15:02

IMG-20160316-WA0002A Secretaria de Agricultura de Pernambuco, através de sua assessoria, se manifestou em relação à paralisação de pipeiros no Sertão do Estado na manhã de hoje (15). Os profissionais interditaram as rodovias BR-428, BR-116 e BR-316, no Trevo do Ibó, alegando que estão com oito meses de salários atrasados. Segundo a nota, os pipeiros receberam o pagamento de duas parcelas em fevereiro e que os demais pagamentos entrarão na programação financeira.

Acompanhe:

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) informa que os pipeiros de todo o Estado receberam o pagamento de duas parcelas em fevereiro e que os demais pagamentos entrarão na programação financeira.

Segundo o Ministério da Integração, o Exército é o responsável pelo abastecimento na zona rural dos estados nordestinos, com 8 mil caminhões-pipa  contratados.

No Ceará, de janeiro a dezembro/2015, o número de pipas contratados pelos militares subiu de 1.1 mil para 1.5 mil, aproximadamente.  Enquanto em Pernambuco, o Exército reduziu de 1.2 mil para 1.1 mil caminhões no mesmo período.

Além da operação do Exército, o Nordeste conta ainda com 800 caminhões-pipa mantidos pelos próprios estados nordestinos. Deste total, cerca de 700 estão em Pernambuco e são contratados com recursos do Estado com investimento de R$ 50 milhões por ano. 

Hoje, devido as últimas chuvas registradas, o Estado suspendeu 389 contratos e mantém 223 caminhões-pipa em operação na zona rural do Agreste e Sertão.

Pernambuco vem pleiteando que o Exército assuma a operação, como ocorre em outros estados nordestinos que convivem com longos períodos de estiagem.

Ascom/Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Em nota, governo de Pernambuco se pronuncia sobre paralisação de pipeiros do Sertão

  1. Marcos Macedo disse:

    Pessoal vamos pagar aos pipeiros, eles precisam bem mais do que as locadoras de carros pro Estado, água é vida, sem água o sertanejo padece, vamos priorizar o que é necessidade vital. Sem indaga, assim não dá.

  2. Marcio disse:

    Sei, acredito que vão pagar. Esses coitados já cobram o que é de direito faz muito tempo e o Governo vem com enrolação, E quando receber, vai ter correção, porque o diesel, e as peças que eles compraram para manter os caminhões com certeza vai ter. Quero saber seu Governador, se as locadoras, de propriedades sabe se lá se de conhecidos, estão com os recebimentos atrasados.

  3. Marcio disse:

    Esse é mais um projeto do programa de Governo desse Paulo Camara, faz parte do programa “De Costas para o interior”.

  4. Cícero disse:

    Nesta matéria o governo num dá posição nenhuma. como sempre evasivo ….
    Diz que pagou duas parcelas em fevereiro ! Mas não diz que isso foi referente a Junho e Julho do ano passado … e ainda não informa uma data certa pra efetuar os novos pagamentos ..
    Pra um bom entendedor .. Vão levar com a barriga …como sempre ……

  5. EU disse:

    Rapaz com tanta chuvas ainda tem pipeiro,será que é necessário pensem bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários