Em nota, Direção do HDM/Imip rebate críticas sobre demora no atendimento a pacientes da unidade

por Carlos Britto // 21 de abril de 2015 às 15:00

HDM/Foto reprodução InternetEm resposta a este Blog, a direção do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip esclareceu sobre o fato ocorrido na última sexta-feira (17), por ocasião das críticas feitas pela dona de casa Wilmara Santos Araújo e outras pacientes da unidade, devido à demora no atendimento.

Por meio de nota enviada pela assessoria, o HDM/Imip justifica que muitos dos casos atendidos pelo hospital poderiam ficar sob a responsabilidade das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mas ressalta que Wilmara teve a assistência adequada da equipe do HDM, que segue padrões do Ministério da Saúde.

Confiram:

A Direção do Hospital Dom Malan/Imip informa que a paciente Wilmara Santos Araújo chegou a esta Unidade de Saúde, no último dia 17 de abril, e foi assistida adequadamente por equipe multiprofissional.

Devido à grande demanda na procura pelos serviços do HDM e por a unidade ser referência para 52 municípios da rede Pernambuco-Bahia, houve um intervalo de tempo acima do previsto no atendimento nas emergências Obstétrica e Infantil da instituição. Entre os usuários que procuram o hospital mais de 75% dos casos poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Direção também ressalta que a assistência prestada nas Emergências é realizada de acordo com Protocolo de Classificação de Risco (ACCR), estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), onde pacientes mais graves tem prioridade no atendimento. Contudo todos os usuários que demandam assistência são atendidos.

O plantão da emergência da maternidade estava composto por três médicos ginecologistas, dois anestesistas, dois pediatras, três profissionais de enfermagem obstétrica além de técnicos e administrativos.

Não houve qualquer tipo de agressão à usuária. A mesma foi orientada a aguardar atendimento na sala de espera, porque a situação de atendimento dela não era classificada como vermelha ou amarela (casos que são priorizados na emergência). Reforçando que a mesma foi atendida, não ocorrendo nenhum prejuízo a sua saúde e da criança o fato de ter aguardado o atendimento, além do que cumpre esclarecer a sua situação pode ser resolvida ou atendida em Unidade Básica de Saúde.

A Direção do HDM tem tomado, junto com a Central de Regulação Interestadual (CRIL), medidas que visam a reduzir a lotação acima da esperada na unidade de saúde e tem monitorado constantemente os encaminhamentos que chegam de outras localidades. Além disso a Direção está também trabalhando, juntamente com a Secretaria de Saúde do município de Petrolina, no sentido de elaborar estratégias que façam com que a população seja assistida nas Unidades Básicas de Saúde, evitando deslocamentos para as emergências do HDM.

Direção do HDM Imip/Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários