Em Juazeiro, SDE-BA celebra aprovação do incentivo fiscal concedido à Agrovale

por Carlos Britto // 20 de maio de 2025 às 13:57

Foto: Marcos Braga/Ascom SDE-BA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE-BA) começou a semana com novas ações e boas notícias. Uma comitiva do órgão cumpre uma série de agendas na região Norte do Estado, com objetivo de acompanhar e monitorar de perto empreendimentos implantados e incentivados pelo Governo do Estado. Nessa segunda-feira (19), o grupo visitou o parque fabril da Agrovale, considerada referência e pioneira na produção de açúcar, bioeletricidade e etanol, onde celebrou a aprovação da empresa no novo incentivo fiscal, que impulsiona a produção de etanol a base de cana-de-açúcar, que já é realizada pelo grupo.

Os novos incentivos fiscais, concedidos pelo governo do Estado desde setembro do ano passado, são voltados para a fabricação de etanol, que consistem em crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro (puro, que é misturado à gasolina) e hidratado (comercializado nos postos de combustíveis).

Estive na Agrovale na semana passada e esta semana nossa comitiva concretiza o trabalho executado pela SDE. O governador Jerônimo Rodrigues, mais uma vez, foi assertivo com este incentivo e segue firme no compromisso de tornar a Bahia autossuficiente em etanol, fortalecendo sua matriz energética limpa e sustentável, e construindo uma economia cada vez mais verde”, destacou secretário da pasta, Angelo Almeida.

Produção

Presente em todos os municípios da Bahia e operando com funcionamento ininterrupto, a Agrovale produz, em plena safra, cerca de 1.000 toneladas/dia de açúcar, alternando a produção entre cristal e demerara. A empresa aproveita a matéria-prima em todos os processos. O bagaço proveniente da produção de açúcar e etanol serve como combustível nas caldeiras para a geração de energia elétrica. A bioenergia gerada torna a empresa independente em energia elétrica em todo o processo de moagem. Neste ano, o parque industrial pretende moer 2,5 milhões de toneladas.

O nosso diferencial é a busca da produção eficiente e a parceria com o governo baiano é essencial. Para manter uma empresa desse porte, com tantos funcionários, investimentos recorrentes e um mercado tão competitivo, precisamos estar alinhados, produzindo com qualidade e seguindo com melhorias contínuas”, destacou o socio-proprietário da Agrovale, Guilherme Colaço.

Em Juazeiro, SDE-BA celebra aprovação do incentivo fiscal concedido à Agrovale

  1. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    Pois é. Incentivo fiscal significa dinheiro público sem volta para a empresa encher as casas das duas cidades de fuligem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários