Em Juazeiro, prefeitura volta a conscientizar população no combate ao Aedes

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2023 às 08:59

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) voltou a alertar a população para o combate à dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite também zika e chikungunya. Em 2021, o município notificou 146 casos suspeitos de dengue, com 6 confirmações e nenhum óbito. Já em 2022, o total de notificações de dengue foi de 1.285 e 113 casos positivos, com um óbito confirmado e um em investigação.

A gestão municipal vem realizando diversas ações de combate ao mosquito. São ações de conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o inseto e os criadouros, principalmente, após o período chuvoso. Quando comparamos os casos de notificações entre 2021 e 2022, nos preocupa muito, por isso estamos reforçando o alerta para que a população continue nos ajudando no enfrentamento ao Aedes“, destaca o secretário de Saúde do município, Fernando Costa.

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao Aedes, em conjunto com as ações desenvolvidas pelo município, que juntas ajudam a evitar a proliferação do inseto.

Recomendações

Para evitar a proliferação do Aedes, a pasta recomenda verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Dengue Zap

Além do trabalho porta-a-porta, a gestão municipal disponibiliza o ‘Dengue Zap’ (74 9 8827-9832), um número exclusivo para recebimento de demandas relacionadas às arboviroses em Juazeiro. Nele é possível indicar a existência de terrenos baldios, casas fechadas e quaisquer outras situações que possam servir de criadouros para o mosquito.

Em Juazeiro, prefeitura volta a conscientizar população no combate ao Aedes

  1. A prefeitura de Juazeiro ba deveria fazer o concurso público pra área da saúde e já tem anos que não tem concurso pra área da saúde e necessita de agente de endemias e agente de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.