Em Juazeiro, ministro destaca fortalecimento da agricultura familiar no país

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2022 às 19:30

Foto: Ascom/PMJ divulgação

Cumprindo agenda nesta quinta-feira (20) no Polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA), O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, veio à cidade baiana participar do evento ‘Agronordeste: perspectivas e resultados para o Semiárido’. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Excelência em Fruticultura/Senar e teve a participação de órgãos vinculados à pasta e instituições parceiras do programa, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil (BB).

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida.

O auditório ficou lotado de agricultores, representantes de pequenas associações e da fruticultura do Vale do São Francisco. Marcos Montes e os parceiros do programa apresentaram os resultados do e assinaram vários contratos de financiamento, atendendo a diversos setores produtivos da agricultura familiar. “O que estamos vendo hoje é a confirmação  do nosso trabalho voltado a fortalecer a agricultura familiar. Desde 2019 já atendemos mais de 30 mil agricultores. Nós vamos avançar, e com certeza esse número chegará a mais de cem mil nos próximos anos“, declarou o ministro.

A prefeita Suzana Ramos foi representada no evento pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Carlos Neiva. “É um dia especial para todos nós, que acreditamos na força do agronegócio. Ficamos muito felizes em ver políticas públicas como o Plano  Agronordeste, que conta com a participação de parceiros  como o Senar, Sebrae, CNA entre outros, buscando o fortalecimento da agricultura familiar, isso é um passo importante para o desenvolvimento de Juazeiro e região”, afirmou Neiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.