Em Flores, profissionais de saúde participam de capacitação sobre DIU

por Carlos Britto // 18 de março de 2022 às 08:23

Foto: Reprodução

Profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Flores (PE), Sertão do Pajeú, vão receber, nesta sexta-feira (18), uma nova capacitação – desta vez com foco na inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A qualificação dá continuidade ao Projeto de Planejamento Reprodutivo do Estado, uma promoção conjunta entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Termo de Cooperação da Organização Pan-Americana de Saúde (TC/OPAS) e da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher. Em Flores, encerra-se o primeiro ciclo das atividades na XI Gerência Regional de Saúde (Geres), que retornarão nos dias 27 e 28 de abril com mais três cidades contempladas: Betânia, Santa Cruz da Baixa Verde e Carnaubeira da Penha.

A implementação do Projeto de Planejamento Reprodutivo na XI Geres teve início no último dia 10 deste mês. Serra Talhada foi o ponto de partida. Em seguida, a ação chegou a Calumbi, Triunfo e São José do Belmonte. Até o momento, 400 mulheres foram favorecidas no Sertão do Pajeú. Com a supervisão do médico Adriano Tavares, a expectativa é que a capacitação, com a inserção supervisionada do DIU, contabilize mil implantes na região.

Para participar, as mulheres em idade fértil, com o desejo de inserir o DIU, devem procurar a unidade de saúde da família mais próxima de casa. No posto, o enfermeiro ou o médico vai realizar um exame clínico, além de um teste de gravidez. Estando aptas, são encaminhadas para receberem o dispositivo intrauterino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários