Em carta, secretário de Saúde de Uauá (BA) comunica a prefeito exoneração do cargo

0

marco aurélio UauáAntes de completar os primeiros seis meses de sua administração, o prefeito de Uauá (BA), Olímpio Cardoso Filho (PDT), sofreu uma baixa importante em sua equipe de governo.

Na última sexta-feira (3) o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Guimarães Elpídio (foto), pediu exoneração do cargo. Elpídio era considerado uma espécie de ‘porta-voz’ do governo. Ele alegou “motivos pessoais” para se afastar de sua função. Informações de bastidores, no entanto, dão conta de que ele encontrava alguns entraves na pasta e enfrentava problemas com a direção do Hospital Municipal.

Numa carta enviada ao gestor, ele agradeceu pela confiança de Olímpio em colocá-lo na equipe, ressaltando que nos quatro meses em que esteve comandando a pasta, conseguiu implementar mudanças para melhorar o setor, juntamente com sua equipe.

Confiram, na íntegra, a carta do ex-secretário:

Em carta enviada ao Prefeito de Uauá Olímpio Cardoso Filho nesta sexta-feira (03), o Secretario de Saúde Marco Aurélio Guimarães Elpídio pediu exoneração do cargo alegando motivos pessoais. Segundo informações Marco estava encontrando alguns entraves na Secretaria e problemas com a direção do Hospital Municipal Uauá.

Confira na íntegra carta enviada pelo secretario ao prefeito Olímpio Cardoso Filho:

Venho através desta, por motivo pessoal, de caráter individual e irrevogável, comunicar a vossa excelência minha exoneração do cargo de secretário municipal de saúde do município. Em primeiro lugar gostaria de agradecê-lo pela oportunidade ímpar de apostar em um jovem, sem nenhuma experiência na área de saúde para geri-la, indo de encontro a uma parcela enorme da população receosa de minha vida boêmia, meus erros cometidos em um passado recente e minha inexperiência total em conceito de saúde e sua estrutura.

Este desafio me fez bem, não me furtei às críticas às vezes justas, outras sem qualquer balizamento, mas enfrentei-as de frente e não me omiti de forma alguma de rebatê-las, contestá-las ou aceitá-las. Formamos, dentro das limitações, uma equipe séria, inovadora e comprometida, que tem como único sentido a melhoria da saúde pública de nossa cidade.

Fizemos nestes quatro meses uma verdadeira mudança nas estruturas da saúde, principalmente na atenção básica e na atenção aos programas federais, em especial aos que não existiam e aos que estavam zerados. Todos foram contemplados. Um destaque especial para criação do NASF (Núcleo De Assistência A Saúde Da Família), a transformação da extensão do Sítio do Thomaz em PSF e do cadastramento de todas as unidades de saúde da família no programa de reforma e ampliação (SISMOB).

Além disso, trouxemos novos instrumentos para o hospital, que não via há 30 anos uma renovação no seu contingente de equipamentos. Retornamos médicos que o povo ensejava e idealizamos uma nova metodologia conceitual com jovens profissionais da saúde que, com a claridade de novas ideias e hoje gozando de boa reputação mediante os usuários do sistema, fizemos parcerias com diversos setores da sociedade, ampliamos os ambulatórios médicos, em especial em localidades mais afastadas, retornamos o atendimento odontológico, ampliamos o número de dentistas na cidade, trouxemos fonoaudiólogo, nutricionista o programa de acessibilidade foi criado na saúde, além de reformas e melhorias em postos de saúde do interior.

Por fim, é agradecer a todos os funcionários da saúde, independente de serem efetivos ou contratados, de qualquer crença religiosa, independente de sua posição partidária ou ideológica, do mais simples servidor ao mais graduado pela atenção a mim dispensada nestes meses, e reagradecer ao prefeito Olímpio e vice-prefeito Jaime Santana pela parceria de sempre e a todos que compõem o Governo, a quem desejo toda felicidade do mundo na condução das respectivas pastas.

A todos os vereadores, situação e oposição, com quem mantive uma relação fraterna e de constante parceria, ao Sindsmu e associação dos agentes de saúde, agradecer especialmente a minha família, em especial minha mãe e meu irmão Walney por me apoiarem em todas as decisões, a meus amigos de verdade (que o são independente de cargo), a Fernanda, e a equipe da secretaria. Enfim, a todos que dividiram comigo todas as alegrias, tristezas, rancores, decepções e conquistas. Agradecer a população pelo crédito dado, mesmo desconfiado a princípio, acreditarem na nossa forma de fazer gestão e reafirmar a nossa disposição de continuar servindo em qualquer momento, devotando a ela todos os esforços para melhoria da qualidade de vida e me colocando como amigo em qualquer ensejo ou reivindicação que possa colaborar.

Afasto-me em harmonia e agradecido de ter feito parte de um momento da administração, com cabeça erguida e de voz levantada para assumir outras missões políticas e pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido, com a convicção plena que o próximo gestor da saúde encontrará uma estrutura bem melhor do que a que recebemos em janeiro deste ano. Se mais não podemos fazer, não foi por falta de tentativas, não nos faltou disposição. Saio com a certeza inata de que errei muito, mas certamente a vontade de acertar foi muito maior do que os erros cometidos. Assim, encerro desejando a todos que permanece muita sorte e que consigam atender as demandas de nossa população sofrida.

Uauá, 03 de maio de 2013.

Marco Aurélio Guimarães Elpídio

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome