O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues cumpriu, nessa segunda-feira (26), uma extensa agenda institucional em Brasília, com reuniões estratégicas no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde. Os encontros tiveram como foco o fortalecimento da parceria entre o Estado e o Governo Federal, além da articulação de políticas públicas e investimentos estruturantes nas áreas de desenvolvimento regional, infraestrutura hídrica e saúde.
A programação teve início no Palácio do Planalto, onde Jerônimo participou de uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando o diálogo institucional e a cooperação entre os dois governos em pautas estratégicas para o Estado. Na sequência, ele participou de reunião com representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Governo da Bahia e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Entre os temas tratados, esteve o Canal do Sertão Baiano, projeto estratégico voltado à ampliação da segurança hídrica e ao desenvolvimento socioeconômico de regiões do semiárido baiano.
No fim da tarde, o governador esteve em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Na pauta, foram discutidas ações para o fortalecimento da rede de saúde da Bahia, incluindo financiamento, habilitação de novos serviços, investimentos em infraestrutura hospitalar, assistência farmacêutica e projetos estratégicos, como o novo Hospital Baiano de Oncologia, em Feira de Santana, além de iniciativas previstas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Alinhamento
Ao avaliar os compromissos na capital federal, o governador destacou a importância da articulação direta com o Governo Federal para viabilizar avanços concretos para o Estado. “Viemos dialogar, alinhar projetos e reforçar parcerias fundamentais para garantir mais investimentos, obras e serviços à população baiana. Nosso compromisso é seguir buscando soluções e melhorias para a Bahia, com responsabilidade e diálogo permanente”, afirmou Jerônimo.


