Artigo do leitor: “Sertanejo é madeira de lei que cupim não rói, ainda que brote da caatinga”

por Carlos Britto // 15 de outubro de 2014 às 11:33

eleiçõesEm tempos de eleições, a livre expressão característica da democracia está por toda parte. Neste artigo enviado ao Blog, por exemplo, o jornalista  Claus Oliveira discorre sobre o momento eleitoral no Brasil e critica a elite que, segundo ele, sente-se incomodada com as mudanças sociais ocorridas recentemente.

Acompanhem:

Na Lei, todo brasileiro tem o mesmo valor numérico diante da urna eletrônica. A premissa constitucional da igualdade de direitos só incomoda a elite egocêntrica que repudia compartilhar o que ela considera privilégio social: uma poltrona no avião, a vaga no estacionamento do shopping, o ingresso na faculdade de medicina…

Ao que parece, para os defensores dos brasileiros mais ricos (menos necessitados do governo, portanto), como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o voto deveria ser elitizado como na República Velha (1889-1930), onde os miseráveis (escravos, analfabetos) eram excluídos da votação. Fantasmas do voto censitário no qual o valor e peso do eleitorado eram ‘pesados’ em tostão (antiga moeda tupiniquim).

Só que, nos tempos atuais, a ascensão social de milhões dos brasileiros mais pobres enfraquece qualquer hipótese de nivelamento do eleitorado nacional pelo viés do poder econômico. Restou a FHC ‘segregar’ o eleitor brasileiro pelo nível de informação.Contudo, o monopólio intelectual (secular no Brasil) começa a ruir. Com incentivos governamentais, milhões de jovens das classes sociais mais carentes estão nas universidades públicas e privadas (outrora redutos da elite); em cursos profissionalizantes ou em centros internacionais especializando-se, gratuitamente.

Mas, nas entrelinhas, também se esconde o preconceito velado à inclusão social por meio da transferência de renda. Em países desenvolvidos como Alemanha, Finlândia, Estados Unidos, é uma política pública para diminuir a desigualdade e no Brasil, uma esmola para conquistar o voto? Segundo a ONU, o programa Bolsa Família ajudou a tirar definitivamente o Brasil do Mapa da Fome mundial.

Ah, sim: o eleitor nordestino já mudou de Brasil. Deixou a função ajudante de pedreiro para ser engenheiro; o retirante voltou ao sertão para ter acesso à casa própria, energia elétrica (sem apagão), água potável (sem racionamento), carro. O sertanejo é madeira ‘de lei’ que cupim não rói, ainda que brote da caatinga.

Claus Oliveira/Jornalista

Artigo do leitor: “Sertanejo é madeira de lei que cupim não rói, ainda que brote da caatinga”

  1. Amaral disse:

    Eleitor nordestino agora vota Aécio

  2. José Luiz disse:

    Enche-me o saco esse papo de “elite” e blá blá blá. Essa divisão de brasileiros feita pela esquerda falida deste país.

    O desespero com a possibilidade de perderem o poder – e a chance de venezuelar e cubanizar o País – tem levado os comunistas a beira de um ataque de nervos.

    Ver alguém que se mostra jornalista e defende um modelo de governo que adoraria regular a mídia é no mínimo desanimador. É a mais pura comemoração de estatísticas quantitativas, onde a qualidade piora a cada dia. O importante para o governo tem sido apresentar números. A qualidade beira a zero.

    Tenho dito: é mais vantajoso debater com uma porta. E bem mais inteligente de minha parte evitar um leviano petista.

  3. Carlos Júnior disse:

    E quem escreveu isso foi um jornalista que deve saber sobre Mensalão, Petrobrás, Instituto Brasil, Correios, etc, etc…
    Essa história DASZELITES não cola mais. Hoje o PT é a elite vermelha, que domina os três poderes, como acontece em países com ditadura socialista.
    Oferecer melhores condições de vida aos cidadãos é obrigação de um governo, mas roubar desta mesma população é um crime descarado .
    Chega de continuísmo.
    O povo precisa de gente honesta na direção deste país.

  4. Edilberto disse:

    Eu já estou cansado com mentiras de pseudos intelectuais, que tentam manipular a opinião pública menosprezando a inteligência do nosso povo, graças a internet o nosso povo evoluiu e não a política que até hoje esconde a realidade.
    Só para terminar, vamos mudar o presidente, que em 12 anos de PT só vemos corrupção e desfalque aos cofres públicos, os seus principais líderes hoje estão condenados ou presos. (contra fatos não há argumentos…)
    A principal obra do governo do PT foi o “PORTO de CUBA”…

  5. vea disse:

    ELEITOR BURRO VOTA EM AÉCIO,

  6. Laercio disse:

    Mais um petralha escrevendo besteira. deveria jogar o seu diploma fora.

  7. pacatocidadao disse:

    Caros,

    Diante dos argumentos usados; venezuelar e cubanizar o País , comunistas, regular a mídia, PORTO de CUBA.
    Creio que a porta venceria o debate com Laercio, Edilberto,Carlos Júnior, José Luiz e Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários