Em artigo, Jorge Khoury rende homenagem a falecido ex-diretor da Agrovale e da FIEB

por Carlos Britto // 19 de junho de 2015 às 19:00

carlos gilbertoEm artigo enviado ao Blog, o ex-deputado federal e atual secretário de Educação de Salvador, Jorge Khoury, enaltece o legado deixado pelo ex-diretor da Agrovale e presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Farias (foto), que faleceu no final de 2014.

Acompanhe:

Dia da Indústria – Carlos Gilberto

Como acontece todos os anos, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) comemorou em alto estilo o Dia da Indústria, tendo neste ano, como homenageado, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, o nosso amigo Carlos Gilberto.

Na oportunidade, tive o privilégio de retornar àquela Casa, onde estive no passado por diversas vezes, como superintendente do Distrito Industrial do São Francisco (DISF/CEDIN), reivindicando a implantação do Sesi/Senai em Juazeiro, e quando secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), ocasião da consolidação e expansão da indústria baiana no primeiro governo Paulo Souto. 

Lá também estive, ultimamente, com a chegada de Carlos Gilberto à sua Presidência. O amigo teve entre suas prioridades a consolidação dos projetos tecnológicos em andamento, o fortalecimento das pequenas e médias indústrias e a interiorização da atividade industrial do nosso Estado.

Essas bandeiras foram pensadas e construídas durante suas observações como gestor de um grande empreendimento agro-industrial, a Agrovale, e da sua participação nas organizações do Setor Sucroalcooleiro, local, estadual, regional e nacional. Desde a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), até a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Agora, lá estive representando o Sr. Prefeito do Município do Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (que se encontrava em Brasília na busca de ajuda para minimizar os prejuízos das pessoas e da cidade, em função das chuvas intermitentes que castigaram Salvador), durante as comemorações do Dia da Indústria em nosso Estado.

Na ocasião, foi entregue à comitiva de Deputados Estaduais (entre eles o Dep. Roberto Carlos), liderada pelo Presidente da Casa Legislativa, Dep. Marcelo Nilo, a “Agenda Legislativa da Indústria para o Ano de 2015”, importante instrumento de Desenvolvimento, pela integração do Setor Industrial e o Poder Legislativo Estadual.

Mas o grande foco da noite foi a homenagem a Carlos Gilberto, com a entrega “in memorian” da Medalha Luiz Tarquínio – considerado um líder empresarial e pioneiro na industrialização do Estado.

A ascensão gradativa de Carlos Gilberto nas funções de destaque da FIEB, Diretoria e Vice-Presidência, o fez chegar como poucos à Presidência, com uma visão precisa das suas metas que, sem dúvidas, são as atuais prioridades do setor industrial em nosso Estado.

Por estas razões a FIEB se abriu anteriormente para receber Carlos Gilberto mas, também, após a sua morte. Primeiro, recebendo o seu corpo e lhe servindo de última morada, velando-o da chegada a Salvador (após ter vindo de São Paulo, onde faleceu), até o dia seguinte, da sua cremação. Depois, a FIEB voltou a recebê-lo, desta vez para uma primeira homenagem: dar o seu nome ao principal auditório da Casa da Indústria da Bahia, Auditório Carlos Gilberto Cavalcante Farias.

Estou certo de que essas e outras homenagens que recebeu e receberá são pelo seu merecimento. Como empresário, preocupado com o desenvolvimento. Como cidadão, sempre atento a uma distribuição de renda responsável entre todos os níveis dos colaboradores da empresa. E como amigo, sempre solidário em todos os momentos, principalmente os mais difíceis.

Só essas razões já justificam as homenagens de tantos. No entanto, gostaria de ressaltar a FIEB. Ela não só o reconheceu, como está materializando tal reconhecimento nessas e noutras homenagens que estou certo, ainda ocorrerão, inclusive em nossa região, no nosso Município, Juazeiro.

Portanto, desejo parabenizar todos os membros da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nas pessoas de: Gladston José Dantas Campêlo, representando todos os Diretores; Josair Santos Bastos, Mário Augusto Rocha Pithon, Edison Virgínio Nogueira Correia e Alexi Pelagio Gonçalves Portela Júnior, os Vice-Presidentes; além de Carlos Henrique Jorge Gantois, 1º Vice-Presidente.

Parabenizo especialmente o amigo solidário, o companheiro de todas as horas de Carlos Gilberto, o atual líder dos industriais baianos, Presidente Antonio Ricardo Alvarez Alban. Sem dúvidas, o responsável maior por todo esse novo momento da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, pois está dando prosseguimento a todas as metas do seu amigo que se foi e, por isso mesmo, vem o reverenciando sempre que pode, honrando a sua memória.

Lá estava Carlos Gilberto nas pessoas de Betinha (Elizabete, sua estimada esposa), de Graco, Cristiane e Karine (seus queridos filhos), de Augusto (seu irmão), bem como outros familiares.

Já se disse que “Povo sem Memória é Povo sem História”.  No momento em que Ricardo Alban, do alto da Presidência, lastreado pelo seu 1º Vice, demais Vices e Diretores da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, reverencia a memória do maior líder empresarial dos últimos tempos de Juazeiro, da Região Norte da Bahia e da indústria baiana (pois o fez seu Presidente), está escrevendo através da FIEB um importante capítulo da nossa indústria, da nossa história.

Jorge Khoury/Secretário Municipal de Educação de Salvador (BA)

Em artigo, Jorge Khoury rende homenagem a falecido ex-diretor da Agrovale e da FIEB

  1. Aero disse:

    No vale do são Francisco em especial Juazeiro e Petrolina,Dr Carlos Gilberto teve uma grande parcela no desenvolvimento dessas duas cidades,Um homem inteligente visionário e a cima de tudo de uma humildade jamais vista…tive o prazer de conhecelo

  2. Josival Amorim disse:

    Justíssimas homenagens ao meu amigo de saudosa memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários