Em artigo emocionante, professor da Facape anuncia aposentadoria

19
Professor Eurico Régis Serafim. (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor Eurico Régis Serafim é, sem dúvidas, um dos mais queridos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Mas como tudo que é bom dura pouco, mesmo que seja em 30 anos, parece que é hora de dizer adeus. Quem conhece de perto o seu trabalho, é testemunha de que ele é o mais convidado para ser homenageado pelas turmas em suas cerimônias de conclusão de curso. Em um artigo emocionante, o professor – conhecido pelo sorriso fácil e frases de efeito – começa a se despedir para partir para o descanso de sua aposentadoria. Todos sentirão sua falta.

Acompanhe o artigo do professor, na íntegra:

Obrigado, Facape!

Quando muito jovem pedi muito a Deus para não trabalhar em bancos ou ministrar aulas. Pois bem: em meados da década de 80 recebi o convite para fazer parte do corpo docente da Facape. Disciplina: Teoria Econômica. Era o início de uma das mais prazerosas atividades que um profissional pode almejar.

A cada semestre, conhecer e conviver durante meses com novas pessoas, estar antenado, fazer amigos, debater, discutir…..quem tem esse privilégio?

Início instigante, desafiador, tantas lutas, greves, ausência de autonomia da Instituição, tantos obstáculos, o concurso, enfim. Mas quem adentra o mundo maravilhoso das salas de aulas percebe o valor do conhecimento, do compromisso, da parceria. “Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender” (Piaget). Esse era o foco.

Os que passaram por mim irão lembrar: …”vocês que gostam muito de ler”…; “como estão os indicadores conjunturais da economia?”…“fulano explique aos seus colegas em breves palavras, com exemplo prático”…esses eram os motes para o desafio, para o acompanhamento da dinâmica social que materializa o nosso cotidiano.

Mas chegou o momento de dar um tempo. Me orgulho de ter feito parte de uma Instituição que, ao longo de mais de 40 anos, contribui fortemente para o desenvolvimento da nossa região.

Agradeço a Deus pelo presente muito especial que Ele me permitiu. Afirmei, ao longo do tempo, que “a minha atividade não é um trabalho, é uma grande satisfação”. Sempre fui exercer o meu mister com entusiasmo, motivado, feliz. Aprendi e cresci muito, junto com os meus companheiros de salas de aulas.

Encerrando a jornada, tenho convicção de que busquei, incessantemente, melhorar sempre, aprender sempre, cumprir o meu dever. E usando expressão de Saramago: ”tenho conversado com a minha consciência e ela não tem me censurado”.

Agradeço a todos (diretores, professores, servidores administrativos e de apoio e, principalmente, aos meus alunos, companheiros, colegas) com quem tive o prazer de conviver por tantos anos pela consideração, respeito e generosidade recíprocos, sem nenhuma aresta.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós e nem nos deixam sós. Eles deixam um pouco de si e levam um pouco de nós” (Saint Exupéry)

Por tudo isso, obrigado Facape! Muito obrigado!

Eurico Menezes Regis Serafim/Professor

19 COMENTÁRIOS

  1. Um Grande Mestre!!! Justo e Merecido descanso!! Parabéns pela jornada brilhante em que tornou mais interessantes os nossos estudos na área econômica, Professor Eurico!

    Um abraço, Juscileide Medeiros

  2. AMIGO, VELHO (não que não sejamos jovens), mas, aprendemos a nos cumprimentar dessa forma. Se não tive a sorte de ser seu aluno, tenho a fortuna de ser seu amigo. Que sábias e gentis palavras para todos aqueles que tiveram a honra de conviver com você. Não tenho a menor dúvida que o seu nome vai ecoar pelas salas e corredores daquele lugar onde você deu o melhor de si servindo de luz para tantos. Obrigado, dirão todos, a quem você iluminou com a sua sabedoria.

  3. Ao colega Eurico o reconhecimento pela sua dedicação, benevolência e empatia. Grande profissional que se dedicou por décadas a contribuir para o desenvolvimento profissional e a formação cidadã de muitos que passaram pelos bancos da nossa Facape. Um grande exemplo!! Deus continue a lhe iluminar ! Obrigado pelo companheirismo ao longo desses (para mim ) mais de 20 anos de Facape! Prof. Márcio Araújo

  4. ‘Atenção ai’, ‘nós vimos aqui’, ‘vocês que gostam muito de ler’, ”As provas estão perigosamente a se aproximar”….grande privilegio de ter sido aluno dessa lenda, Sempre defendeu a economia, mostrando de forma clara a grande importância para vida.Vai fazer falta mais deixa um legado incrível.

  5. Professor Eurico foi um prazer ser seu aluno, aprendi muito com o senhor e pude pegar o gosto imenso pela leitura por causa das suas famosas frases ” Vocês que gostam muito de ler, me expliquem isso”.
    O senhor é um exemplo de pessoa, sucesso nessa nova jornada.

  6. Grande mestre,
    Há cinco anos disse em uma sala: “não ganho bem, mas também não ganho mal, mas conhecer centenas de pessoas a cada semestre letivo faz o trabalho valer a pena.”

    Sorte de quem foi seu aluno, deixou sua marca na FACAPE com sua dedicação e seus velhos jargões.

  7. Antonio, fala em breves palavras, como se comportaram os indicadores econômicos após o anúncio do PIB dos EUA? Parabéns professor Eurico, vida longa de intenso regozijo pra você, felicidades e muito obrigado pela transferência do capital cognitivo!

  8. Professor exemplar!
    Um dos mais excelentes profissionais que conheci e que tive a honra de ser aluno durante a minha graduação no curso de Administração de Empresas, na FACAPE.
    Conseguia, como poucos, atrair a atenção da turma e ensinar economia de forma simples e descontraída.
    Contrariando as palavras de Piaget, você conseguiu ensinar e também despertar em seus alunos a vontade de aprender.
    Agora a sua aposentadoria “está perigosamente se aproximando” mas, “como você gosta muito de ler”, terá mais tempo para fazer boas leituras.
    Aproveite bem a sua tão merecida aposentadoria junto de sua família e das pessoas que te ama.
    Um forte abraço Prof. Eurico e que Deus abençoe ainda mais a sua vida.

  9. “A prova está perigosamente a se aproximar”…. “Vocês que gostam muito de ler”… “Quem não sabe administrar o dinheiro da sua casa, não saberá administrar o de empresa nenhuma”…
    Suas aulas eram mais que economia, eram ensinos da vida!
    Sem dúvida o melhor professor da Facape!
    Nós alunos amamos muito o senhor. Abraços!
    “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)

  10. Melhooooooor professor do mundo!!!!
    Nunca esqueceremos o Senhor, professor Eurico. E o índice da Bovespa, Downey Jr,Barril,Selic. Padarias (empresas) x trabalhadores. A confiança no investimento.
    A sua dedicação está no tanto de nosso conhecimento, como aprendemos sorrindo,como fomos instigados a buscar,a sempre ter a resposta de suas perguntas surpresa. Nunca ouve sono, a sala sempre cheia, nunca foi por conta da presença, é pelo seu talento, muito grata!🤗🤗🤗
    Que nosso nação, nosso estado e município,tenha mais heróis do conhecimento como o Senhor. Grande exemplo, forte abraço.

  11. Grande Mestre, Professor Eurico. Assim como quase todos aqueles que aqui se manifestaram, e prestaram uma singela homenagem, fui seu aluno nos primeiros anos do Século XXI, no curso de Administração. O que dizer de suas aulas, sempre recheadas pelo humor refinado e pela sede incessante por informação, que contagiava os alunos de maneira rápida e eficiente. Tenha certeza, Professor, que todos aqueles que aqui se expressaram e todos os que não se manifestaram mas que tiveram o privilégio de receber do Senhor o “despertar da vontade de aprender” estão muito emocionados com sua aposentadoria, e ao mesmo tempo lisonjeados por terem sido seus alunos. Para mim, que após o término do curso, exerci o magistério por oito anos, o Senhor foi, além de um grande mestre da Teoria Econômica (que ajudava nas minhas aulas de Geografia), uma grande inspiração para o exercício da profissão docente, um espelho, um dos gratificantes exemplos de professor que tinha na minha incipiente carreira no magistério. Sempre quis dizer isso ao Senhor e acho que esta talvez seja minha melhor oportunidade. Muito obrigado, Professor. Nós é que temos muito a agradecer pela dedicação, entusiasmo, compromisso, e pela paixão de ensinar sempre demonstrada em todas as aulas de todos os semestres de todos esses anos. Muito obrigado, Professor, pelo exemplo de profissional. Muito obrigado, Professor, por ter marcado nossas vidas de maneira tão forte que muitos fizeram questão de usar esse espaço para deixar isso claro. Tenho certeza que o Senhor está envaidecido e agradecido a todos pelos momentos compartilhados na sua trajetória belíssima de carreira, mas nós, com certeza, temos muito mais a agradecer. Vida longa, muita saúde e sucesso neste novo momento de sua vida, aproveite bastante e, de vez em quando, quando a saudade bater (e ela vai bater), espero que o Senhor visite a FACAPE, para que os novos alunos, que não tiveram o privilégio de tê-lo como Mestre, possam lhe dizer qual a cotação do dólar naquele dia!!
    Um forte abraço, Professor!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome