Eleitores têm até quinta para justificar ausência nas eleições

por Carlos Britto // 11 de abril de 2009 às 21:30

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições devem ficar atentos, pois termina no dia 16 de abril o prazo para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 582.828 eleitores em todo o Brasil estão nessa situação. Para resolver as pendências em relação ao título de eleitor, basta a pessoa se dirigir a qualquer cartório eleitoral da cidade.

O eleitor de Salvador pode obter informações sobre o serviço pelos telefones 3373-7217, 3373-7218, 3373-7373 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) . A consulta da situação do título pode ser feita através do site do TSE .

Além de ter esse documento cancelado, quem não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral estará sujeito a diversas outras sanções, como a proibição de se inscrever em concurso, exercer função ou receber remuneração do setor público. Ficará proibido de participar de concorrência pública ou administrativa nas esferas federais, estaduais ou municipais; não poderá receber empréstimos de qualquer instituição de crédito financiada pelo governo e também ficará impedido de obter passaporte, carteira de identidade ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

Os eleitores maiores de 16 e menores de 18 anos, assim como os idosos acima de 70, não precisam regularizar o título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *