Eleições no STR de Petrolina: Conheça perfil dos candidatos

por Carlos Britto // 20 de junho de 2009 às 21:10

As eleições no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina acontecem neste domingo (21) e segunda (22). Conheça, agora, um pouco do perfil dos três candidatos que disputam o cargo: 

Francisco Pascoal (Chicou) – Chapa 01

chicou-strNatural de Atalho, em Petrolina, o atual presidente do STR, Chicou, iniciou no movimento sindical em 1983, quando se associou ao STR Petrolina com o objetivo de lutar em defesa das causas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município. Em 1984 foi eleito delegado sindical na região de Atalho e Caititu. Em seguida, conquistou a 2º suplência da diretoria, foi secretário de Finanças, vice-presidente e responsável pela Secretaria de Assalariados. Disputou a presidência por quatro vezes e foi eleito por três.

 Seu trabalho destaca-se pela ênfase na reforma agrária e incentivo às mobilizações com os assalariados, conquistando a ampliando muitos direitos trabalhistas.

Sua meta atual é dar continuidade ao plano de trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005 e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

Edilson Ribeiro – Chapa 02

edilson-strNatural de Paulistana (PI), Edílson Ribeiro que disputa sua primeira eleição como presidente, iniciou sua história no movimento sindical em fevereiro de 1995, quando se tornou sócio da entidade. Em 2005 venceu a única eleição que até então havia pleiteado, assumindo a suplência da atual Secretaria de Finanças.

Preside por três mandatos a Associação de Moradores da comunidade rural N-10, cargo que o tornou conhecido no município pelas reivindicações aos poderes públicos.

Sua marca de trabalho é ressaltada pela luta por políticas públicas que melhorem a vida da classe rural no município. O incentivo à educação, segurança, saúde, cultura, esporte e lazer nas comunidades rurais pautam a sua história em Petrolina.

José Tenório – Chapa 03

tenorio-strJosé Tenório é natural de Garanhuns (PE), mas, reside em Petrolina desde 1986. Ingressou no movimento sindical em 1994, como sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já em 1995 foi eleito delegado sindical. Disputou duas eleições sindicais, sendo vitorioso em 1997, quando conquistou a Secretaria de Assalariados. 

Sua luta está pautada na defesa de uma reforma agrária de auto-sustentação e sistema de cooperativismo, na área de assalariados rurais, visa à implantação de um programa de saúde e alimentação do trabalhador e trabalhadora rural.

Eleições no STR de Petrolina: Conheça perfil dos candidatos

  1. Mario do Beco disse:

    Não é justo só candidato da chapa 1 ter foto em close na matéria. Assim não fica bem, isso é uma eleição, espaços iguais por favor.

  2. SANDRO SANTOS disse:

    DE FATO O COLEGA BLOGUEIRO,MARIO DO BECO , FAZ UMA OBSERVAÇÃO MUITO RELEVANTE,ISSO INFELIZMENTE É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO FAVORECIMENTO DA MÁQUINA DE QUEM DISPUTA O CARGO ACUMULANDO O MANDO. É POR ISSO QUE SOU A FAVOR DAS MUDANÇAS.
    NADA CONTRA O ATUAL MAIS NA MAIORIA DAS VEZES MUDAR É PRECISO.PÔ OS ASOCIADOS TEM AÍ 3 OPÇÕES,ONDE 2 DELAS REPRESENTAM A MUDANÇA, O NOVO, JÁ QUE PETROLINA VEM TENDENCIANDO PARA NOVAS FORÇAS….DIRREPENTE O TENÓRIO PODE REPRERSENTAR A FORÇA DA AGRICULTURA IRRIGADA, A FORÇA DO VERDE DA ESPERANÇA.

  3. RICARDOBANANA disse:

    BRITTO, MÁRIO DO BECO TEM RAZÃO. EDILSON VEM CONQUISTANDO O SEU ESPAÇO E PODE LEVAR A MELHOR

  4. Paulo disse:

    Realmente não é justo essas fotos tendenciosas, Chicou não é melhor que os outros, ele pode até usar do poder mas não deve-se aceitar esse tipo de coisa.
    Os trabalhadores devem tomar muito cuidado! tem duas chapas trocando acusações, ou seja um entregando o outro, enquanto isso devem votar no Edilson, que está fora desse rolo.

  5. marco antonio souza disse:

    MARIO DO BECO e SANDRO SANTOS pode ter certeza que o fato do blog colocar a foto do atual presidente com um foco melhor, não tem problema, se Você observou toda a matéria sem paixão, veja que o conteudo da reportagem estar igual para todos os candidatos, não vai ser uma questão como esta que vai mudar o resultado da eleição, o blog estar sendo democrático com todos eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *